Teresina registra 789 queimadas de janeiro a setembro deste ano

Por conta do período mais quente do ano, o aumento tem sido alarman

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Das 189 ocorrências de queimadas no mês de agosto, 72% são em decorrência de fogo em matagal e em terreno baldio. As ocorrências de incêndio em Teresina têm aumentado desde o mês de julho, que registrou 101 ocorrências. De janeiro a setembro foram registrados um total de 789 casos.

Por conta do período mais quente do ano, o aumento tem sido alarmante. Os dados são da Companhia Incorporada do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, divulgados na sexta-feira, (25). O terceiro lugar no ranking é a queima em pontos comerciais, com 08 casos e o quarto, está as ocorrências em residências, que registrou 07 casos.

Segundo o tenente-coronel Kleber Lima, comandante operacional do Corpo de Bombeiros, com a chegada do B-R-O-Bró, o número de solicitações recebidas triplicou. “Infelizmente é grande o número de incêndios na capital.

O que agrava com neste período, devido a fatores climáticos e baixa umidade. Se antes, tínhamos 10 solicitações diárias, com o B-R-O-BRÓ esse número triplicou, chegamos a receber 30 solicitações diárias”, esclarece.

Para o tenente-coronel Kleber Lima, as queimadas são causadas principalmente, em decorrência da ação das pessoas, por realizarem limpezas indevidas em seus terrenos e depósitos de lixos em locais irregulares.

No Piauí, o mês de agosto registrou 375 ocorrências, já no mês de setembro, o número prévio, registrou 255 casos. Dentre os municípios que foram atendidos com altos focos de incêndio foi Piracuruca, localizado na região Norte do estado.

Zona Sul de Teresina é campeã em queimadas - As ocorrências de incêndio em Teresina, que teve um registro de 189 casos, segundo o levantamento da Companhia Incorporada do Comando Operacional, traz a zona Sul da capital com a região que teve maior incidência, foram com 57 ocorrências só no mês de agosto.

Em segundo lugar no ranking, foi a zona Norte com 46 casos. O que mais surpreendeu foi a zona rural, mesmo com longas extensões de matagais, apresentou o menor índice de queimadas, com apenas 07 ocorrências.

“A zona Sul é onde existe o maior número de ocorrências. Um dos fatores que influenciam a grande incidência de queima é a criação de novos residenciais, ou seja, pela própria expansão em si, que está ocorrendo na área”, explica o tenente-coronel Kleber Lima.

No entanto, o Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar sugere meios mais seguros de fazer a limpeza do terreno, como contratando empresas ou pessoas que realizem o serviço de capinha, sem o uso de fogo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES