Teresina registra chuva em meio ao B-R-O bró; climatologista explica

Nas redes sociais, muitas pessoas aproveitaram para registrar o fenômeno nada esperado.

Chuva Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina registrou em diversos pontos da cidade uma chuva repentina na tarde desta segunda-feira (12) em meio ao período mais quente do ano, o B-R-O bró.  Nas redes sociais, muitas pessoas aproveitaram para registrar o fenômeno nada esperado. De acordo com Werton Costa, climatologista da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em vídeo enviado ao Meionorte.com, a mudança na condição temporal da capital foi resultado das condições relacionadas à combinação de calor que o município vêm registrando nos últimos dias e o incremento de umidade relativa do ar. 

O climatologista explica que o que diferenciava em relação aos dias anteriores é que o padrão de umidade relativa do ar da capital estava abaixo de 40% e hoje superou os 50%.

Teresina registra chuva repentina em diversos pontos da cidade (Werton Costa)

"Teresina registrou uma mudança súbita na condição temporal. Basicamente, uma condição de tempo abafado por força de nebulosidade. Nós tivemos um padrão acima de 50% da umidade do ar,  o que possibilitou a formação desse padrão de nebulosidade. Temos aqui uma nuvem Cumulonimbus, a primeira do mês de outubro.  Nós temos uma concentração maior de umidade. Foi uma chuva rápida, chuva pontual, de pequeno volume. Mas essas condições são resultantes da combinação do calor e incremento de umidade”, afirma. 

 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES