Teresina registra crescimento de 13% na geração de empregos em 2022

No ano, o setor de serviços foi o que teve desempenho mais destacado, com a criação de 5.274 de empregos formais

Teresina registra crescimento de 13% na geração de empregos em 2022 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina registrou saldo positivo de empregos no último mês de agosto, é o que mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho. No acumulado do ano de 2022, foram 6.767 postos de trabalho criados no mercado formal. O resultado representa um incremento de 13% superior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram criados somente 5.987 postos.

No ano, o setor de serviços foi o que teve desempenho mais destacado, com a criação de 5.274 de empregos formais, puxando os demais setores que também obtiveram saldo positivo no acumulado do ano. O setor de construção civil gerou 920 vagas, seguido pelo comércio, com 399 novos empregos até o momento. Com isso, no Piauí, Teresina segue em destaque, e é o primeiro município com maior geração de empregos no mês de agosto.

O saldo positivo em agosto foi influenciado principalmente pelo setor de Comércio (que abriu 258 vagas), que tem refletido o bom desempenho da economia, impulsionada pela melhoria dos indicadores, como o Relatório Focus do Banco Central.

Teresina registra crescimento de 13% na geração de empregos em 2022 - Foto: Ascom

“A abertura de vagas continua a sequência de resultados positivos no mercado de trabalho formal teresinense vista ao longo do ano. Onde, a queda no índice de inflação mensal oficial, materializada na queda dos preços administrados (energia e combustíveis), conjugado com o aumento do Auxílio Emergencial, acabam por impactar no poder de compra dos consumidores, além disso, a abertura de novos empreendimentos, especialmente ligados à cadeia logística, que acaba por impulsionar o mercado varejista e atacadista”, afirma o gerente de Planejamento e Orçamento, Fábio Camelo.

Das vagas criadas neste período foi constatado que os jovens de 18 a 24 anos foram os que mais se empregaram com 4.208; seguido da faixa etária de 25 a 39 anos com 1.143; e a faixa de 30 a 39 anos com 749 vagas ocupadas. A maior parte dos postos de trabalho, mais de 5 mil, foram ocupadas por trabalhadores com ensino médio e o total de 1.066 com ensino superior.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio, esse crescimento não acontece por acaso. “Nossa cidade tem um potencial logístico fantástico e a atração de novos investimentos tem sido constante nesse último ano. O Prefeito Dr. Pessoa tem feito um esforço para facilitar a vinda desses empreendedores de modo geral, criando um ambiente de negócios atrativo, o que resulta na geração de emprego e renda na cidade”, pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES