Teresina sedia a Primeira Marcha pela Humanização do Parto

O direito ao acompanhante, orientação sobre o trabalho de parto, escolher a posição que deseja parir são alguns dos direitos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Profissionais de saúde e mulheres a favor da humanização do parto realizarão a Primeira Marcha pela Humanização do Parto na próxima sexta-feira (23), a partir das 16h, na Praça Rio Branco. A ação, promovida pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras do Piauí (ABENFON-PI) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, Conselho Estadual de Saúde, e movimentos sociais como Fórum de Mulheres Piauienses, Amor de Teresina, e associações de moradores visa melhor informar e sensibilizar a população da importância do nascimento através do parto normal.

O direito ao acompanhante, orientação sobre o trabalho de parto, escolher a posição que deseja parir são alguns dos direitos que a mulher tem ao optar por um parto normal. De acordo Lucimar Ramos, enfermeira e presidente da ABENFON-PI, a realidade obstétrica no Brasil e, em especial, no estado do Piauí, continua apresentando dados preocupantes em virtude das altas taxas de cesariana, que no ano de 2011 foram de 52%.

?A Organização Mundial de Saúde sugere que apenas 15% dos partos sejam cesarianos, mas os dados de cesáreas em hospitais particulares representam mais de 90% do total de partos. Assim, aumenta também o índice das taxas de mortalidade materna e neonatal, que em 2011 representou 16,9 e 12,5 mulheres para 1.000 nascidos vivos. Com isso, é necessário que as gestantes e a comunidade se juntem a nós para alcançar uma mobilização pela humanização do parto normal?, explica Lucimar Ramos.

O Governo Federal disponibiliza por meio do Sistema Único de Saúde a Rede Cegonha para as futuras mães ter uma melhor assistência ao pré-natal, parto, nascimento e à saúde da criança. Com uma atenção obstétrica e neonatal qualificada e humanizada, as mulheres têm o direito de acesso ao parto seguro, acompanhante no parto de livre escolha da gestante e ao planejamento reprodutivo.

?Durante a marcha vamos divulgar o novo modelo de atenção ao parto, que tem como foco a humanização da assistência, bem como mobilizar a sociedade para a importância de eventos como este, que tem como objetivo contribuir para redução das altas taxas de cesarianas e ainda a redução da mortalidade materna e neonatal no Estado?, destaca a enfermeira e presidente da ABENFON-PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES