Teresina sediará I Encontro sobre Revitalização da Bacia do Parnaíba

O evento conta com o apoio do Governo do Estado e reunirá as principais instituições relacionadas à gestão das águas no Brasil.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina irá sediar o I Encontro de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Será nos dias 28 e 29 de novembro, no auditório Rui Lima, da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi). O encontro, que conta com o apoio do Governo do Estado, objetiva reunir as principais instituições relacionadas à gestão das águas no Brasil, especialmente os principais comitês de bacias hidrográficas do país.

Esse trabalho vai permitir aos gestores conhecer experiências dos Comitês de Bacias Federais e de Comitês Afluentes do Rio Parnaíba, objetivando compartilhar informações sobre ações de revitalização de bacias hidrográficas. Serão reunidas contribuições necessárias para a construção de uma agenda estratégica para a consolidação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

O evento será promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH) e pretende reunir 300 gestores públicos, Comitês de Bacias Hidrográficas, profissionais de órgãos públicos, profissionais de engenharia, biologia, comunidade acadêmica, representantes das indústrias e comércio, além das empresas privadas ligadas aos setores hídricos e ambientais localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

Será abordado e debatido um conjunto de temas relacionados à revitalização, destacando: bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba; escassez hídrica, transposição e revitalização de bacias; integridade biótica e biomonitoramento; etapas da criação do CBH Parnaíba; e saneamento urbano e rural em bacia hidrográfica.

De acordo com o presidente interino do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, engenheiro agrônomo Avelar Damasceno, coordenador-geral do evento, serão 16 horas de debates. Damasceno ministrará a primeira palestra do evento, sobre o tema “Histórico do Processo de Criação do CBH Rio Parnaíba”.

O diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, José Luiz Scroccaro, irá falar sobre “Saneamento Integrado aos Recursos Hídricos”. Já o diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, Everton Luiz da Costa, discutirá acerca da “Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Paraná”.

“As Contribuições para o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (Programa Produtor de Água)” será o tema da palestra do representante da Agência Nacional de Água (ANA), Devanir Garcia. O tema “Reuso de Água Urbano e Rural” ficará a cargo do palestrante Luiz Carlos Belfort; e o tema “Desafios para a Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba” será amplamente debatido, tendo como palestrante a analista ambiental Larissa Rosa, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O evento conta ainda com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional; Governo dos Estados do Ceará e Maranhão; Agência Nacional de Águas (ANA); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf); e Federação das Indústrias do Estado do Piaui (Fiepi).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES