Teresina supera a meta de vacinação antirrábica nas duas etapas

A vacina é a única forma de prevenção contra a raiva.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina superou a meta das duas etapas urbanas da campanha de vacinação contra a raiva. Um total de 120.433 cães e gatos foram imunizados, o que corresponde a 97% do total de 124.164 animais estimados para as zonas urbanas da capital. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que 80% do número total de animais deve ser imunizada. 

A vacina é a única forma de prevenção contra a raiva. Ela é segura e gratuita, constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles. Durante todo o ano aplicamos a vacina na sede da Gerência de Zoonoses, nos turnos manhã e tarde”, afirma a gerente de Zoonoses da capital, Oriana Bezerra. A gerência de zoonoses fica localizada Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro. 

A raiva é uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem. Tem uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100%. O homem é um hospedeiro acidental na cadeia infecciosa, como o são, até certo ponto, os animais domésticos (cão e gato), sendo o grande reservatório natural representado por animais silvestres. 

Esse vírus é transmitido através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos, tanto porque são animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. Porém, além do cão e do gato, outros animais contaminados também podem transmitir, como os furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES