Teresina tem 12 casos confirmados de coronavírus, diz boletim da FMS

No capital já foram notificados 332

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde divulgou na noite deste sábado (28) que já são 12 casos de coronavírus em Teresina.

No capital já foram notificados 332 sendo que 133 foram descartados e 187 estão sendo monitorados por suspeita. Foi registrado 1 caso curado

DADOS DA SESAPI

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, declarou em entrevista a TV Meio Norte nesse sábado (28), que após a confirmação da primeira morte por Covid-19 no Piauí, a Sesapi vai seguir o plano de contingência elaborado em janeiro, que vem sendo atualizado conforme a necessidade técnica que incluem todos os planos preventivos e assistencial.

“Nós tivemos o primeiro óbito, que é algo extremamente lamentável, inclusive é o prefeito da cidade, que representa todo o povo de São José do Divino e a região de Piracurura e estamos articulando ações para adotar todas as medidas recomendadas para esse momento. Nós temos mais um caso confirmado, sendo assim sobe de 9 para 11 os casos confirmados de Coronavírus no Piauí, após a confirmação do prefeito Antonio Felicio e um caso em Parnaíba”, disse.

De acordo com o secretário, houve uma mudança na confirmação epidemiológica dos casos da doença no Estado, porque até agora todos os 9 casos que haviam sido confirmados foram em Teresina, mas no novo boletim extraordinário que será divulgado neste sábado fica confirmado um em São José do Divino e outro em Parnaíba, ambas cidades na região Norte do Piauí.

“Nós tínhamos até agora somente casos confirmados na capital e agora temos em três cidades do Piauí, sendo Teresina, Parnaíba, que é a segunda maior cidade em população do Estado e São José do Divino, então nós estamos dando a transparência necessária para a população e reforçamos a necessidade do isolamento domiciliar”, pontuou.

No Brasil, subiu para 3.147 os casos confirmados de coronavírus. O número de óbitos também aumentou em 19,4%, para 92. De acordo com informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, até as 17h desta sexta-feira (27), as mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Ceará (3), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (10), Goiás (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2). São Paulo continua registrando o maior número de casos e de mortes, são 68 óbitos no estado.

Desde o dia 26 de fevereiro, quando foi confirmado o primeiro caso no Brasil, o Ministério da Saúde realiza ações importantes para melhorar a capacidade de resposta do país diante da pandemia. Dentre elas, a aquisição, por meio de compra e doações de 22,9 milhões de testes que estão sendo distribuídos para diagnosticar a Covid-19. Além disso, liberou cerca de R$ 1 bilhão aos estados e municípios para fortalecimento das ações locais no combate ao coronavírus.

Plano de contingência 

Em posicionamento oficial, Florentino Neto divulgou um vídeo à imprensa falando sobre caso do prefeito de São José do Divino. “Temos que ver a nova configuração no Estado. Antes só tínhamos caso em Teresina e agora temos casos confirmados em São José do Divino em Parnaíba. Estamos desenvolvendo ações com essas cidades cumprindo aquilo que estabelece nosso plano de contingência”, afirma. 

assista



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES