Teresina tem a melhor educação básica entre as capitais do Brasil, diz Ideb

A avaliação nacional monitora a proficiência dos alunos da educação básica em língua portuguesa e matemática.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação anunciou, nesta sexta-feira (16), que Teresina tem a melhor educação pública entre as capitais do Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) com base no aprendizado dos alunos em 2021.

A avaliação nacional monitora a proficiência dos alunos da educação básica em língua portuguesa e matemática, com as turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O resultado mostra Teresina com Ideb 6,3 nos Anos Iniciais e 5,6 nos Anos Finais, ficando no topo do ranking das capitais nos dois segmentos, à frente de redes municipais premiadas, como Palmas (TO), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

Teresina tem a melhor educação básica entre as capitais do Brasil, diz Ideb (Foto: PMT)

O prefeito Dr. Pessoa ressalta a importância do resultado e o investimento da Prefeitura de Teresina para que a educação da capital esteja no lugar mais alto do pódio da excelência no país. “Esse é o objetivo desta gestão fazer com que Teresina se destaque nacionalmente no que há de mais importante, que é a nossa educação. Estamos cada vez mais engajados para investir nas nossas escolas, valorizando os professores e dando qualidade ao ensino. Queremos incentivar os nossos alunos a aprenderem e se tornarem cidadãos de bem”, disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, o resultado é ainda mais emocionante por refletir o aprendizado dos alunos em um difícil período pandêmico. 

“Podemos perceber como foi difícil para todas as redes de ensino lidar com uma nova forma de educação. Mesmo assim, conseguimos garantir a qualidade do ensino em Teresina, nossas estratégias funcionaram e estamos bastante orgulhosos dessa conquista”, disse Nouga.

“Mesmo com os alunos distantes fisicamente das escolas, a dedicação das equipes escolares e o apoio das famílias nos levou a esse lugar de destaque nacional. Estamos bastante animados com o resultado. Teresina está de parabéns”, declarou Sarah Carvalho, coordenadora de Avaliação da Semec.

Teresina tem a melhor educação básica entre as capitais do Brasil, diz Ideb (Foto: Divulgação/ PMT)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES