Teresina tem mercado aberto para coaches

Muitos profissionais já decidiram investir nesta área

Karolinny Ramalho | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coach é um ramo de atividade profissional que vem crescendo e atraindo cada vez mais pessoas interessadas em trabalhar com ferramentas e técnicas eficientes, que possibilitem ao cliente desenvolver o autoconhecimento e ainda neutralizar suas limitações, com o objetivo de alcançar o sucesso pessoal e ou profissional.

Dados da International Coach Federation (ICF) apontam que, nos últimos quatros anos, o coaching cresceu mais de 300% no Brasil. A estimativa é que o segmento tenha movimentado mais de R$ 50 milhões nos últimos anos. Outra pesquisa, realizada pela consultoria PwC, entre 2009 e 2012, mostra que o número de coaches certificados no Brasil subiu de 350 para 1.100.

Karolinny Ramalho atua como coach há mais de um ano (foto: Arquivo Pessoal)

Em Teresina, profissionais de várias áreas estão investindo nesse segmento. A psicóloga e coach de emagrecimento, Karolinny Ramalho, que atua na área há um ano e quatro meses, afirma que esse é um segmento que vem crescendo muito em Teresina e o mercado teresinense tem se aberto quanto a isso, mas ainda tem muito a crescer.

"Para mim, a maior vantagem é poder trabalhar e transformar a vida das pessoas, através de metodologia que faça com que ela mude seus pensamentos, seu comportamento e a forma de se enxergar", diz Karolinny Ramalho. De acordo com ela, quem mais procura esse profissional na capital piauiense são os grandes empresários, para trabalhar sua empresa, seu mercado.

Quando se fala em ganhos, a coach diz que os rendimentos variam de acordo com a produção e conhecimento de cada profissional. Segundo ela, existem profissionais no mercado, recém formados, que ganham de dois a três mil reais, durante um acompanhamento durante três meses. Mas existem coaches com mais experiência no mercado, que chegam a ganhar dez mil, cem mil, até um milhão de reais, ou mais.

"O ganho vai depender do trabalho do profissional, do material que ele coloca à disposição do cliente. Não adianta ter só diploma, mas sim muito treinamento, para que a pessoa possa criar habilidade naquele trabalho desenvolvido e, consequentemente, autoridade naquele assunto", enfatiza. Karolinny Ramalho conta que está criando digitais e que o coach pode trabalhar nas áreas da educação, cursos, palestras, atendimentos, grupos, desafios, dentro de instituições privadas e ou públicas, desenvolvendo metas, em várias áreas.

"É uma infinidade de possibilidades que o profissional de coach tem. E os ganhos vão depender do que ele estiver fazendo, dentro da autoridade que ele possa gerir. Se for na área de produtos digitais é imensurável o ganho. Tem coach que começou do zero e já ganham cem mil reais, um milhão ou muito mais. Tem pessoas até milionárias, nessa área de coach", diz Karolinne Ramalho, acrescentando que este profissional pode trabalhar de forma presencial ou online, e atender pessoas ou empresas não só de Teresina, mas até de outros países.

Mercado para coachs está em processo de expansão

A jornalista, professora universitária e business coach, Karina Matos, trabalha na profissão de coach há dois anos e tem como área de atuação principalmente empresas. "Meu nicho de mercado são principalmente mulheres empreendedoras e empresárias. Já fiz 25 cursos de formação na área, com um grande investimento, muitas horas de estudo. Atuo em empresas não só do Piauí, mas de outros estados, como o Ceará, Maranhão Pará e Bahia", relata.

Karina Matos atua como coach principalmente em empresas (foto: Gabriel Paulino)

Segundo ela, o campo de atuação nessa área, em Teresina, só tende a aumentar e o mercado na capital é excelente, mas faltam profissionais qualificados. "Faltam profissionais que entendam de business, que é a área que atuo, de como contratar pessoas. Essa área de selecionar pessoas, de trabalhar a comunicação delas, a meta, planos de ação dentro da empresa. Como o coach vai trabalhar nessa área, é principalmente estabelecendo um novo planejamento, como questão de inovação, nova comunicação, identificar o que o cliente realmente deseja", observa.

Karina afirma que muitos coaches estão chegando ao mercado teresinense, com seus respectivos ramos de atuação, e sendo absorvidos. A especialista em coch diz também que quando se fala em crise é uma oportunidade para quem tem um diferencial, crescer. E que é por isso que as empresas estão investindo nesse profissional.

Grandes empresas valorizam este profissional

Grandes empresas estão investindo em cursos, Karina diz que 95% deles, em grandes empresas no Brasil e no mundo, estão voltados para o desenvolvimento pessoal, para o coach especificamente. Ela diz ainda que no Sul e Sudeste e em outros países, a presença desse profissional em empresas é muito comum. Para todas as áreas de atuação do coach, segundo a profissional, o mais importante é ter ética e respeito.

"Sou a prova viva disso. É um mercado em ascensão no Brasil. As grandes empresas já trabalham isso e elas estão chegando ao Piauí com força total. E, em Teresina, as grandes empresas estão descobrindo esse profissional e que falar só em crise não resolve a situação de mercado".

De acordo com Karina, a empresa precisa saber escolher o coach, para ter bons resultados de mercado, de acordo com o que a empresa necessita. "É uma área apaixonante e maravilhosa para se trabalhar. Você ver a pessoa passar por um processo com você e sair transformada, no sentido de que ela entenda que ela pode ser melhor e alcançar os objetivos dela de forma mais fácil. É maravilhoso trabalhar aquilo que, muitas vezes, ficou guardado ou relegado a segundo plano, nas pessoas. Coach é um desenvolvimento profissional e pessoal", resume. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES