mais

Teresina tem o janeiro mais chuvoso dos últimos 15 anos, diz climatologista

O climatologista ressalta que as chuvas intensas devem continuar e ultrapassar com facilidade os 400 milímetros em poucos dias.

Com 386,8 milímetros de chuva registrados em Teresina até esta segunda-feira (17), janeiro de 2022 é o mais chuvoso em 15 anos na capital piauiense. A informação é do climatologista Werton Costa.

Além de ter deixado mais de 500 famílias desabrigadas, o excesso de chuvas em Teresina também tem ocasionado riscos para pedestres e condutores de veículos. O climatologista ressalta que as chuvas intensas devem continuar e ultrapassar com facilidade os 400 milímetros em poucos dias.

“Nós podemos enquadrar os eventos chuvosos ocorridos em Teresina como episódios de severidade. Os três primeiros dias foram os mais intensos. No dia 1º, foram 101,8 milímetros, no segundo dia tivemos 50,1 milímetros e no dia 3 foram 58,6 milímetros registrados”, disse Werton.

-  Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para várias cidades do Piauí

Teresina tem o janeiro mais chuvoso dos últimos 15 anos, diz climatologista (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)Teresina tem o janeiro mais chuvoso dos últimos 15 anos, diz climatologista (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

As chuvas expressivas na capital podem ser explicadas pela força que os sistemas atmosféricos estão atuando. Conforme explicou o climatologista ao Meionorte.com, existe uma articulação de fenômenos favorecendo o grande acumulado em Teresina.

“Nós temos mais energia e calor sobre o oceano Atlântico. Aquecido, ele gera quantidades adicionais de um vapor que alimenta as instabilidades, ou seja, as nuvens com potencial de chuvas. Por outro lado, nós temos no oceano Pacífico um fenômeno climático que favorece as regiões Nordeste, a chamada La Niña, o resfriamento das águas do Pacífico”, contou Werton.

Teresina tem o janeiro mais chuvoso dos últimos 15 anos, diz climatologista (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)Teresina tem o janeiro mais chuvoso dos últimos 15 anos, diz climatologista (Foto: Raíssa Morais/ Portal Meio Norte)

 

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail