Teresina tem redução em mortes no trânsito no último trimestre de 2019

Os dados são do relatório do Programa Vida no Trânsito (PVT)

Teresina tem redução em mortes no trânsito no último trimestre de 2019 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina teve uma redução de 19% na quantidade de mortos no trânsito, no 4º trimestre de 2019, em relação ao mesmo período de 2018. Os dados são do relatório do Programa Vida no Trânsito (PVT), que mostram ainda que houve uma redução de 6,7% no número de acidentes envolvendo ciclistas, não sendo registrada nenhuma morte no período, além de uma redução de 50% em acidentes de automóveis com vítimas fatais.

Considerando o grupo de vítimas motociclistas, foi registrado aumento tanto para as vítimas fatais (4%), quanto para os feridos graves (3,2%). Entre as vítimas fatais e graves, o maior percentual é do sexo masculino, 76,5% e 81,2%, respectivamente. No grupo dos fatais e acidentes graves, as faixas etárias com maiores percentuais foram de 26 a 35 anos, com 35,3% e 24,6% respectivamente; seguidos das faixas etárias de 18 a 25 anos, com 20,6% dos fatais e 24% dos graves, e de 46 a 59 anos, com 20,6% dos fatais e 16,9% graves.

Teresina tem redução em mortes no trânsito no último trimestre de 2019

 A gerente de Educação no Trânsito da Strans, Samyra Motta, informa que pedestres idosos são os mais vulneráveis e estão muito expostos a possíveis acidentes. “Existem várias dificuldades nessa fase da vida com os problemas de visão, a dificuldade de caminhar, todas as comorbidades adquiridas com a idade e os que andam desacompanhados estão mais suscetíveis à ocorrência de acidentes”, cita.

Quanto aos dias da semana, o relatório aponta que a maior parte dos acidentes do 4º trimestre de 2019, com vítimas fatais, ocorreram aos domingos (23,6%), sábados (17,6%) e sextas e segundas-feiras (14,7%). Os turnos com maiores incidências desse tipo de acidentes foram as noites dos domingos (11,8%), noites de segunda-feira e sábados (8,8%).  Os acidentes graves foram aos domingos (23%), sábados (17,3%) e às terças-feiras (13,8%). Os turnos com maior incidência de acidentes graves foram as noites dos sábados (7%), tardes de domingo (6,8%) e noites de domingo (6,6%).

 Os dados do relatório do PVT possibilitam analisar a eficácia das ações desenvolvidas pelo poder público com o objetivo de reduzir o número de óbitos e feridos graves de acidentes de trânsitos ocorridos em Teresina



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES