Teresina terá 104 salas de vacinação contra gripe

PMT espera vacinar 200 mil pessoas na capital

| Divulgação/PMT
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já começou a campnha de vacinação que segue até o final de maio  contra a Gripe em Teresina, sendo 4 de maio o Dia D de mobilização. Devem se vacinar gestantes e puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional.

A rede pública municipal de saúde da capital deve receber 230 mil doses de vacina contra a Influenza em 2019. “Convocamos gestantes, crianças de 6 meses a 5 anos, portadores de doenças crônicas, idosos, enfim, todos do público alvo para comparecerem às nossas salas de vacinas, que existem em todas as zonas da cidade. Este momento é importante, pois estamos com muitas mudanças de temperatura, muita chuva. Um tempo propício para a proliferação da gripe”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Charles da Silveira.

Já chegaram à capital quase 82 mil doses e novas unidades da imunização devem chegar ainda esta semana. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, as vacinas serão distribuídas em 104 locais. "Além da vacina também é importante mantermos atos de prevenção à gripe. Devemos lavar as mãos com água e sabão e quem estiver gripado não visite recém-nascidos, gestantes ou paridas. Assim nós estamos cooperando na saúde tanto das crianças, quanto dessas mulheres", alerta.

Esse ano a vacina trivalente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos específicos protegerá contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Victoria. Tomar a injeção anualmente é importante, porque a gripe pode ter consequências sérias, como pneumonia e infarto. Para se ter uma ideia, ela mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Veja a lista com os postos de vacinação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES