mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Teresina vacina mais de 96% dos cães e gatos contra a raiva

Esse percentual superou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde

Teresina atingiu mais de 96% de cobertura da vacinação contra a raiva em 2018. A campanha, que se encerrou no último sábado (01), imunizou um total de 136.274 cães e gatos, na zona urbana e na zona rural.

Durante a campanha foram imunizados 100.373 cães e 35.901 gatos nas zonas urbana e rural, o que resulta em 96,57% do total geral. Este número supera o do ano passado – que foi 94,47% - e está acima da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%. “Os organismos internacionais e o Ministério da Saúde recomendam que a partir do momento que temos uma cobertura nacional acima de 80% a circulação do vírus canino na cidade e no município reduz significativamente”, comenta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde.

\"
(Crédito: ASCOM FMS)

A campanha foi realizada em etapas, durante quatro sábados, que contemplaram as zonas urbana e rural – cada uma com diferentes metodologias de trabalho. “Na nossa avaliação o resultado foi satisfatório, em que mais uma vez Teresina acompanha a série histórica de boas coberturas vacinais”, avalia a gerente de Zoonoses.

Mesmo após o fim da campanha, a vacina continua disponível durante todo o ano na Gerência de Zoonoses da FMS, que funciona todos os dias das 8h às 17h na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro.

Raiva

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

 

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail