Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Teresina vai celebrar o 168° aniversário em isolamento social

Considerando o decreto municipal estabelecendo restrições nos finais de semana de agosto, a programação do aniversário de Teresina, vai contar apenas a celebração da missa, a sessão solene na Câmara e anúncio dos agraciados pela medalha Conselheiro Saraiva.

Compartilhe

No domingo (16) a capital do Piauí, Teresina, completa 168 anos de história. A programação da aniversariante pretende incentivar o isolamento social para preservar vidas. Em circunstâncias normais, a população celebraria com festividades e eventos -repletos de aglomeração- o dia em que foi efetivada a transferência da Província do Piauí para Teresina. Porém, a pandemia do coronavírus e as restrições nos fins de semana, para garantir o distanciamento social, propuseram mudanças nunca vivenciadas pelo povo teresinense.

Pandemia impede festa de aniversário de Teresina - Foto: Danilo Romero/TV Meio Norte

Este ano, 2020, a mensagem divulgada pela Prefeitura Municipal exalta o desempenho da cidade, frente à uma pandemia que pegou o mundo de surpresa, e diz "Para você, todos os aplausos". No 168° aniversário, profissionais de saúde, demais trabalhadores da linha de frente e toda a população que colaborou com isolamento social são os principais homenageados. 

Cabe ressaltar que apesar das atuais dificuldades, algumas celebrações não ficaram de fora. A tradicional missa organizada pela Prefeitura do município está de pé, entretanto, vai limitar a quantidade de pessoas na igreja para cumprir as medidas de segurança.  O evento religioso vai acontecer na Igreja do Amparo, com celebração do arcebispo Dom Jacinto Brito, às 9h do domingo. Quem ficar em casa poderá acompanhar pelo canal no YouTube do Programa Em Tuas Mãos, da Arquidiocese de Teresina.

Solenidades tradicionais serão virtuais

Logo em seguida, às 11h, acontece a sessão solene na Câmara Municipal de Teresina, que será transmitida ao vivo pelo canal da Casa Legislativa no YouTube. Na solenidade, o prefeito Firmino Filho deve discursar sobre a evolução da cidade nos últimos anos.

Encerrando a programação do domingo, às 19h, haverá a solenidade virtual para anúncio do nome das pessoas agraciadas com a Medalha Conselheiro Saraiva. O evento acontecerá no histórico Palácio da Música, com transmissão online pela plataforma digital zoom. O link será divulgado na véspera do evento e a entrega das medalhas se dará em data a ser definida posteriormente pela gestão municipal.

Embora esteja em fase de reabertura gradual da economia, a decisão de estender o isolamento mais rígido por mais dois fins de semana, que inclui o domingo (16), ocorreu devido ao aumento de 11,8% nos atendimentos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas duas semanas.  "Já estamos chegando ao quinto mês dessa crise, que é sofrida para todos. Porém, vocês sabem tanto quanto eu que, sem o esforço coletivo, nenhuma máquina pública é capaz de garantir que todos estejam seguindo as recomendações e protocolos de segurança", justificou o prefeito da cidade, Firmino Filho.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar