Teresina vence concurso “Cidade para as pessoas” em Buenos Aires

Capital do Piauí foi a campeã na categoria “mobilidade sustentável"

A Prefeitura de Teresina foi a vencedora do concurso “Cidade para as pessoas”, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo da Cidade de Buenos Aires. A administração municipal concorreu com o projeto de requalificação do entorno da Horta Comunitária do Dirceu, na zona Sudeste da capital. O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira (19) durante o Congresso Internacional de Urbanismo em Buenos Aires.

O concurso “Cidade para as pessoas” é voltado para cidades da América Latina e do Caribe com população entre 50 mil e 1 milhão de habitantes. Teresina foi a campeã na categoria “mobilidade sustentável”. Cinquenta e um projetos de 46 cidades do México, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Paraguai, Brasil, Chile e Argentina concorreram ao prêmio.

“Os jurados destacaram que o nosso projeto era diferente dos demais porque era multidimensional. Não falava apenas de mobilidade, mas também de inclusão social, produtividade econômica e cenário de mudança climática. A premiação, portanto, representaria um compromisso do BID de se associar às boas práticas de cidade para as pessoas como a que estamos propondo para Teresina", explica a assessora de coordenação de Planejamento Urbano da Prefeitura de Teresina, arquiteta Flávia Maia, que defendeu o projeto em Buenos Aires.

O projeto de requalificação do entorno da Horta Comunitária do Dirceu prevê a criação de um parque linear no entorno das hortas e de um novo plano de mobilidade. Haverá um corredor exclusivo de ônibus, espaço destinado para pedestres e outro para ciclovias.

Dona da ideia vencedora, a administração municipal terá, como prêmio, um workshop com especialistas internacionais que ajudarão a desenvolver o projeto. Além disso, Teresina será integrada à Rede de Cidades Sustentáveis, promovida pelo BID.

O superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, acrescenta que o compromisso da administração municipal é com a qualidade de vida da população. “O modelo de gestão implementado pelo prefeito Firmino Filho visa justamente o benefício maior às comunidades, principalmente as mais carentes, sempre buscando atender e unir mobilidade urbana com o desenvolvimento social da cidade", pontuou.


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina
logomarca do portal meionorte..com