Teresina vence concurso “Cidade para as pessoas” em Buenos Aires

Capital do Piauí foi a campeã na categoria “mobilidade sustentável“

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina foi a vencedora do concurso “Cidade para as pessoas”, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo da Cidade de Buenos Aires. A administração municipal concorreu com o projeto de requalificação do entorno da Horta Comunitária do Dirceu, na zona Sudeste da capital. O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira (19) durante o Congresso Internacional de Urbanismo em Buenos Aires.

O concurso “Cidade para as pessoas” é voltado para cidades da América Latina e do Caribe com população entre 50 mil e 1 milhão de habitantes. Teresina foi a campeã na categoria “mobilidade sustentável”. Cinquenta e um projetos de 46 cidades do México, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Paraguai, Brasil, Chile e Argentina concorreram ao prêmio.

“Os jurados destacaram que o nosso projeto era diferente dos demais porque era multidimensional. Não falava apenas de mobilidade, mas também de inclusão social, produtividade econômica e cenário de mudança climática. A premiação, portanto, representaria um compromisso do BID de se associar às boas práticas de cidade para as pessoas como a que estamos propondo para Teresina", explica a assessora de coordenação de Planejamento Urbano da Prefeitura de Teresina, arquiteta Flávia Maia, que defendeu o projeto em Buenos Aires.

O projeto de requalificação do entorno da Horta Comunitária do Dirceu prevê a criação de um parque linear no entorno das hortas e de um novo plano de mobilidade. Haverá um corredor exclusivo de ônibus, espaço destinado para pedestres e outro para ciclovias.

Dona da ideia vencedora, a administração municipal terá, como prêmio, um workshop com especialistas internacionais que ajudarão a desenvolver o projeto. Além disso, Teresina será integrada à Rede de Cidades Sustentáveis, promovida pelo BID.

O superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, acrescenta que o compromisso da administração municipal é com a qualidade de vida da população. “O modelo de gestão implementado pelo prefeito Firmino Filho visa justamente o benefício maior às comunidades, principalmente as mais carentes, sempre buscando atender e unir mobilidade urbana com o desenvolvimento social da cidade", pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES