Falta respeito à faixa de pedestres em Teresina

A faixa de pedestres é a maneira mais segura para o pedestre

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Respeitar a faixa de pedestres é uma obrigação, por lei, que objetiva facilitar ao cidadão a travessia nas vias publicas. A faixa corresponde a uma sinalização horizontal constituída por uma série de tarjas que delimitam a área determinada nas ruas e avenidas por onde o pedestre tem prioridade ao atravessá-las. No entanto, ainda existe um desrespeito muito grande quanto ao respeito à lei de trânsito em Teresina.

Um panorama dos acidentes realizado pelo projeto Vida no Trânsito - que visa diminuir o número de acidentes graves e fatais no trânsito, mostrou a ocorrência de 28 mortes envolvendo pedestres na capital, no ano de 2014.

Para Samyra Motta, gerente de Educação no Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), é importante conscientizar e convencer o pedestre de que ele é a parte mais frágil do trânsito e de que a faixa é o lugar mais seguro para atravessar as vias.

“A gente sempre chama atenção para que o condutor respeite a faixa, mas é preciso chamar atenção também dos pedestres. Muitas vezes, eles atravessam sem dar sinalização, mexendo no celular ou ainda na diagonal.

Os pedestres também são responsáveis por causar os seus próprios acidentes. Quem está no trânsito tem que ter toda a atenção voltada para ele, pois é preciso torná-lo sempre o espaço mais seguro possível”, declarou.

A segurança no trânsito depende de uma combinação de prudência e respeito entre motoristas e pedestres.

A gerente adiantou que o órgão de trânsito vai lançar a Semana do Trânsito em Teresina e tem como tema ‘’Seja você a mudança no trânsito’’, que vai focar no pedestre como parte importante e responsável para a construção de um trânsito mais seguro.

“São dois lados da moeda: um é a Strans, que sinaliza, fiscaliza, melhora a engenharia e educa. O outro fica a cargo dos condutores, pedestres e todos aqueles que compõem o trânsito.

O pedestre precisa ser o mais atento, pois, geralmente, nos acidentes em que ele está envolvido sempre acaba indo a óbito, já que ele recebe todo o impacto da colisão”, declarou.

Desrespeito à faixa de pedestres é a segunda infração mais cometida

Os dados da Strans mostram que a média de infrações de condutores que desrespeitam a faixa de pedestres onde possui semáforo na capital fica em torno de 500 flagrantes mensais.

A infração foi a 2ª mais cometida nos primeiros meses de 2015 (janeiro, fevereiro e abril). Por isso, a Superintendência lançou a campanha "Pedestre, proteja sua vida, use a faixa", para mostrar que ele tem que proteger sua vida, devido ao grande desrespeito dos condutores.

"O pedestre tem seus deveres, assim como os motoristas e motociclistas. Ele deve estar atento ao trânsito, pois ele corre o mesmo perigo de quem está no carro com o agravante de que ele está desprotegido e sua vida é que está em jogo", destacou.

Teresinenses pedem instalação de faixas de pedestres

Não é difícil encontrar histórias de pessoas que conhecem pedestres que tenham se acidentado no trânsito e até mesmo já terem ido a óbito. O agente de portaria Luiz Araújo, morador na Vila Monte Alegre, na zona Norte de Teresina defende a instalação de uma faixa de pedestre em frente à Escola Municipal Roberto Siqueira Dantas, na Avenida Amadeus Paulo, onde seus filhos estudam. Segundo ele, o local já foi cenário de diversos acidentes e o risco é ainda maior pelo constante fluxo de crianças e adolescentes.

“É muito importante que façam uma nova faixa de pedestre no local para trazer mais segurança para os nossos filhos. A responsabilidade no trânsito é de todos, mas os motoristas são os que devem estar mais atentos e serem responsáveis.

No entanto, eles são os que mais cometem infrações, apesar de terem sido educados em autoescolas e os pedestres muitas vezes não têm conhecimento do perigo que correm no trânsito”, declarou.

Drama parecido vive a médica Weruska Carvalho, já que próximo à clínica em que trabalha na Avenida Mirtes Melão, no Bairro Gurupi, na zona Leste de Teresina.

Ela relata que na avenida já teve casos de acidentes com vítima fatal e que se preocupa devido à presença de pessoas idosas, cadeirantes e crianças que frequentam a clínica e que estão expostas ao perigo de se acidentar.

“O que a gente quer é a instalação de uma faixa de pedestre ou até mesmo um semáforo porque tem uma clínica no local e queremos uma garantia de que as pessoas estarão mais seguras ao atravessarem a avenida. Há dois meses, uma senhora foi atravessar e acabou sendo colhida, não resistiu aos ferimentos e morreu”, considerou.

Campanhas educativas alertam para o respeito no trânsito

No trânsito todos são importantes. Não só o pedestre, mas o ciclista e o condutor devem estar atentos à sinalização. Respeitar a faixa é não só uma obrigação de todos, como também uma atitude que salva vidas.

Para conscientizar a população, a Escola Piauiense de Trânsito do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI), realiza campanhas educativas que buscam informar sobre a importância da paz no trânsito, da construção de um trânsito seguro e da cidadania no trânsito.

A diretora da EPT, Jeovanna Moura, afirma que apesar de algumas faixas de pedestres estarem localizadas próximas aos semáforos ainda assim muitos condutores desrespeitam a passagem dos pedestres. Ela diz ainda que tudo é uma questão de conscientização dos condutores.

"É preciso que eles entendam que se trata de um risco para outras pessoas, como pedestres e ciclistas, e até para eles mesmos, desrespeitar a sinalização e as leis de trânsito.

Nesse sentido, o Detran realiza constantemente blitze educativas, para abordar os condutores e lembrá-los das condutas corretas no trânsito", acrescentou.

Ela salientou que o trabalho da Detran vai desde a fiscalização das auto escolas e o acompanhamento do conteúdo didático que forma os novos condutores até a promoção das campanhas educativas, que buscam reciclar os condutores que já estão no trânsito, alertando a eles sobre as normas que regem o trânsito e que tem como principal objetivo garantir a segurança de todos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES