Termina hoje prazo para inscrição no Programa Mais Médicos com 5.970 vagas

Conforme especificado no edital, o valor estabelecido para a bolsa-formação é de R$ 12,3 mil mensais, pelo período de 48 meses

Termina hoje prazo para inscrição no Programa Mais Médicos com 5.970 vagas | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo de inscrição no programa Mais Médicos encerra hoje, dia 31, e dá prioridade aos profissionais brasileiros que se formaram no país. Além disso, também podem se inscrever brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, os quais poderão atuar com o Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas que não forem preenchidas por médicos com registro nacional. 

Na última segunda-feira (22), foi divulgado o edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios para o programa Mais Médicos. Para realizar a inscrição, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas por meio do endereço eletrônico do Mais Médicos. Após a inscrição ser validada, no período de 1º a 5 de junho, os candidatos terão a oportunidade de indicar até dois locais de preferência para atuação.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, estima-se que os profissionais selecionados comecem a exercer suas funções nos municípios no final de junho. Na alocação dos médicos, serão levados em consideração critérios como titulação, formação e experiência prévia no programa. Em caso de empate, dar-se-á prioridade aos candidatos que residem mais próximos ao local de atuação, possuem maior tempo de formação e são de maior idade. 

Conforme especificado no edital, o valor estabelecido para a bolsa-formação é de R$ 12,3 mil mensais, pelo período de 48 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 48 meses. Todos os participantes do programa terão a oportunidade de receber incentivos pela sua permanência. Aqueles que forem designados para atuar em regiões caracterizadas pela extrema pobreza e vulnerabilidade, conforme estipulado no edital, receberão um percentual maior de incentivo. 

Atualmente mais de 8 mil médicos estão em exercício no programa Mais MédicosO edital recentemente divulgado visa preencher as vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de disponibilizar mil vagas inéditas para a Amazônia Legal. Aproximadamente 45% dessas vagas estão localizadas em regiões com alta vulnerabilidade social e histórica dificuldade de contratação de profissionais da saúde. Em 2023, um total de 117 médicos foram convocados para atuar nos distritos sanitários indígenas, incluindo o território Yanomami, que se encontra em situação de emergência sanitária.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES