Termo de cooperação do MP pretende evitar queimadas e incêndios

Termo pretende limitar o uso do fogo e evitar maiores danos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) realizou audiência com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER) para tratar da assinatura de um termo de cooperação técnica entre as instituições. A reunião ocorreu na sede da zona leste do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e foi presidida pela promotora de Justiça Denise Aguiar, coordenadora do CAOMA.

A intenção é desenvolver estratégias e ações, congregando instituições e órgãos que atuam na defesa do meio ambiente, para prevenir e combater a ocorrência de queimadas e incêndios florestais no Piauí.

Ao final da audiência, ficou acertado que o MP-PI dialogará com os bancos e a FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí) para que integrem os trabalhos para celebração do termo de cooperação técnica. Nas discussões a serem estabelecidas com as instituições financeiras, deve ser sugerido a estas que incluam nas exigências documentais para a concessão de crédito aos agricultores a autorização de queima controlada. O órgão ministerial poderá incluir como cláusula do termo a articulação entre as prefeituras para que, no período de maior demanda das autorizações, seja disponibilizado um funcionário à EMATER, como forma de cada prefeitura atuar de forma preventiva no combate às queimadas.

O representante do EMATER afirmou que o órgão incluirá nos programas, convênios e projetos de que participa ou executa a temática das técnicas da queima controlada. Já a SEMAR comprometeu-se a assumir os custos com a parte gráfica e se responsabilizará com a implantação de processo eletrônico para a autorização da queima controlada, o qual deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2018.

 O Ministério Público do Estado do Piauí, após a reunião com a Federação dos Trabalhadores Rurais do Piauí e os bancos, designará nova reunião para a elaboração final do termo de cooperação técnica entre os envolvidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES