Terra com quilombolas será leiloada para pagar dívida de ex-prefeito no MA

A propriedade onde moram mais de 90 famílias descendentes quilombolas, foi penhorada em uma ação movida contra o advogado e ex-prefeito de Porto Rico (MA)

Comunidade quilombola em Santa Helena, no Maranhão | Reprodução Globo Rural
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma comunidade quilombola, em Santa Helena, no Maranhão, corre o risco de deixar o lugar por causa de uma dívida de um ex-prefeito do município de Porto Rico do Maranhão. 

De acordo com a reportagem, veiculada no Globo Rural,  a propriedade onde moram mais de 90 famílias que se autodeclaram descendentes quilombolas, foi penhorada em uma ação por danos morais que um empresário moveu contra o advogado e ex-prefeito de Porto Rico do Maranhão, Luiz Henrique Diniz Fonseca – que alega ser o dono das terras. 

Comunidade quilombola vive em terreno de ex-prefeito de Porto Rico, no Maranhão | foto: Reprodução/Globo Rural

Na decisão tomada pela 4ª Vara do Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luis, a Justiça mandou leiloar a área para pagamento da dívida.

"Comprei em 1997, tenho toda a documentação, registro está no Cartório. Toda a aquisição foi feita de forma honesta", disse o ex-prefeito ao afirmar que na época não existiam moradores dentro da área.

Defesa da comunidade

A Comissão Pastoral da Terra, que defende os direitos das famílias, afirma, por sua vez, que a ocupação da área ocorreu em 1880, oito anos antes da abolição da escravidão.

A associação dos moradores do quilombo, denominado Mundico, espera resposta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde 2013 para um pedido de regularização fundiária do território. Em 2015, o Departamento de Proteção ao Território Afrobrasileiro da Fundação Palmares emitiu um certificado que a comunidade se autodefine como descendentes remanescentes de quilombo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES