Terra volta a tremer em Sobral/CE

Técnicos da UFRN não conseguiram, até ontem à noite, coletar os dados registrados durante o tremor

Terra volta a tremer em Sobral | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por volta das 16 horas de ontem, a terra voltou a tremer na sede do munic?pio e nas localidades de Baracho, Jord?o e S?o Francisco. O abalo, que durou cerca de 12 segundos, veio acompanhado de estrondo demorado, vibra??o intensa e da sensa??o de que algo estava se movimentando dentro da Terra, bem debaixo dos p?s da popula??o.

At? ?s 20h30 de ontem, os t?cnicos do Laborat?rio Sismol?gico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), respons?veis pelo monitoramento do Sism?grafo instalado na Embrapa de Sobral, n?o conseguiram coletar os dados registrados durante o tremor. ?A conex?o est? muito lenta. N?o estamos tendo ?xito em acessar os dados. Mas ficaremos trabalhando at? conseguir passar a magnitude desse novo tremor na regi?o de Sobral?, destacou o t?cnico em Sismologia, Eduardo Menezes.

Dessa vez, a popula??o reagiu com certa tranq?ilidade. Segundo o coordenador interino da Defesa Civil de Sobral, Jorge Vasconcelos Trindade, que visitou a Serra do Jord?o, local onde pequenos tremores s?o quase constantes, n?o houve danos materiais, nem tumulto nas comunidades. ?As pessoas sa?ram de suas resid?ncias, como ? recomendado, mas todas tranq?ilas. Tamb?m n?o foi registrado nenhum atendimento m?dico nas localidades de Baracho, Jord?o ou S?o Francisco?.

Jos? Marques Sobrinho, que mora no distrito de S?o Francisco, disse que esse tremor foi um dos mais fortes dos muitos que sentiu nos ?ltimos meses. ?Ainda bem que foi de dia, imagine se era de noite! Tinha selado o animal e estava sentado no terreiro, tomando um caf?, quando ouvi o estrondo. Rapaz, foi alto! As telhas da casa tremeram tudo. Teve gente que teve que correr para o mato, s? de medo. Mas n?s est?vamos quase ? se acostumando?, disse o agricultor Sobrinho.

Abalos

O tremor de terra anterior ao de ontem aconteceu dia 4 de abril deste ano, por volta das 14 horas, e teve magnitude de 3.9 graus na Escala Richter. Moradores de Alc?ntaras, Meruoca, Jaibaras e Morrinhos tamb?m confirmaram ter sentido o abalo s?smico. Naquele dia, o tremor durou cerca de oito segundos e pegou de surpresa os moradores de Sobral. A cidade vem sofrendo com este fen?meno natural desde janeiro, e dever? continuar devido uma falha geol?gica existente na regi?o. Os munic?pios de Forquilha, Groa?ras, Alc?ntaras e Meruoca sempre est?o sentindo tremores de terra.

Precau??o

Em algumas ocasi?es, escolas municipais suspendem as aulas suspensas, pois as crian?as ficam apavoradas. No tremor de terras registrado em abril ?ltimo, o distrito do Jord?o foi o mais atingido. A Defesa Civil do Munic?pio de Sobral montou barracas de lona para que as fam?lias passassem a noite nelas, pois n?o confiam dormir dentro de casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES