Terremoto de 6,4 atinge o sul da Califórnia, o mais forte em 20 anos

Uma oficial da base disse à AFP que o tremor provocou “danos consideráveis” no local.

| LAURENT BANGUET/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um terremoto de magnitude 6,4 sacudiu o sul da Califórnia nesta quinta-feira (4) e foi sentido em uma grande área - informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Este tremor, o mais forte a atingir o estado nos últimos 20 anos, não deixou vítimas, apenas alguns danos materiais, de acordo com o primeiro balanço. 

Sentido numa vasta área, o tremor fez ressurgir o fantasma do "O Grande" (The Big One), um mega-terremoto potencialmente devastador que teme-se que golpeie em algum momento o oeste americano.

O epicentro foi situado próximo à cidade de Ridgecrest, de cerca de 30 mil habitantes, e da base militar Naval Air Weapons Station China Lake, um amplo espaço onde se testam bombas e mísseis. 

O local fica a cerca de 240 km a nordeste de Los Angeles, onde os moradores disseram ter sentido o tremor.

Sua profundidade foi estimada em 10,7 quilômetros, segundo o instituto americano e começou às 10h03 (14h33 de Brasília) e durou vários segundos.

Uma oficial da base disse à AFP que o tremor provocou "danos consideráveis" no local. "Há incêndios e vazamento de água e de produtos perigosos". 

O terremoto deixou um número indeterminado de pessoas com ferimentos muito leves na zona, provocados sobretudo por vidros quebrados ou pela queda de objetos ou prateleiras em lojas, informou David Witt, o chefe dos bombeiros do condado de Kern, onde fica Ridgecrest.

Pouco antes, os bombeiros de Kern haviam informado através do Twitter que estavam envolvidos em cerca de 20 intervenções, desde "assistência médica a incêndios na cidade de Ridgecrest", sem reportar vítimas. 

Já os bombeiros do condado de San Bernardino informaram sobre danos em algumas estradas e  edifícios com rachaduras, "canos de água quebrados, cabos elétricos danificados, pedras que deslizaram em algumas estradas", mas sem feridos. 

O presidente Donald Trump disse no Twitter que foi informado em detalhes sobre o terremoto e que "tudo parece estar sob controle". 

- Pânico -

Testemunhas entrevistadas por canais de televisão contaram como o terremoto abriu portas de armários, derrubou televisores e causou pânico entre muitos moradores. 

O principal terremoto, que ocorreu às 10h35 da manhã, horário local (17h35 GMT), segundo o USGS, e foi seguido por vários tremores mais fracos.

"Podemos esperar muitos tremores secundários", disse a sismóloga Lucy Jones numa coletiva de imprensa, confirmando que foi o impacto mais forte sentido no sul da Califórnia desde 1999.

O tremor foi percebido claramente em Los Angeles, segundo testemunhas e jornalistas da AFP.

"Tenho vivido em Los Angeles por toda a minha vida. Este foi o terremoto mais longo que já enfrentei", tuitou a cineasta Ava DuVernay. 

Não foram registrados danos importantes em Los Angeles, onde a população não alterou sua rotina no feriado de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos. 

O terremoto também foi sentido em Las Vegas, no vizinho estado de Nevada, segundo testemunhas.

A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos, mas o epicentro do terremoto foi localizado no deserto de Mojave, uma área de baixa densidade populacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES