Território dos Carnaubais define ações prioritárias

Território dos Carnaubais define ações prioritárias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A participa??o da sociedade civil organizada tem sido o grande diferencial dos F?runs de Desenvolvimento do Piau? que acontecem em todo o Estado. A sociedade, juntamente com gestores p?blicos, estaduais e municipais, discute o que j? foi executado pelo governo estadual nos munic?pios e na regi?o e prop?e as prioridades para os pr?ximos quatro anos (2008/2011).

Em Campo Maior, sede do quarto F?rum de Desenvolvimento do Piau?, reuniram-se representantes dos 16 munic?pios integrantes do Territ?rio dos Carnaubais: Assun??o do Piau?, Boa Hora, Boqueir?o do Piau?, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piau?, Capit?o de Campos, Castelo do Piau?, Cocal de Telha, Jatob? do Piau?, Juazeiro do Piau?, Nossa Senhora de Nazar?, Novo Santo Antonio, S?o Jo?o da Serra, S?o Miguel do Tapuio, Sigefredo Pacheco e Campo Maior.

Para os participantes do evento, esse ? um momento importante porque ? a possibilidade de definir que a?es poder?o ser implementadas nos munic?pios, quais as que s?o priorit?rias e que v?o ser contempladas no or?amento estadual.

Lourival Rodrigues, secret?rio municipal de Assist?ncia Social de Sigefredo Pacheco, disse que ?o F?rum de Desenvolvimento ? um evento muito positivo, pois nos d? uma vis?o ampliada dos processos de pol?ticas p?blicas. Este ? um passo muito importante para o desenvolvimento da regi?o e do Territ?rio dos Carnaubais?.

Os F?runs de Desenvolvimento do Piau? s?o uma s?rie de 11 eventos que acontecem em 11 territ?rios do Estado, reunindo membros do governo, munic?pios, conselhos, igrejas, sindicatos, representantes de ?rg?os federais, ONGs e demais representantes para discutir propostas de desenvolvimento para os munic?pios a partir de um conjunto de a?es definidas como priorit?rias a serem implementadas de acordo com o que determina o or?amento. De acordo com organizadores do evento, 205 pessoas participaram ativamente das discuss?es.

Para a superintendente de Planejamento da Secretaria de Planejamento (Seplan), Edilene Facundes, os munic?pios t?m muitas reivindica?es, mas ? preciso adequar ao or?amento que o Estado possui. ?? importante a participa??o popular nesse processo. ? a sociedade civil organizada, membros do governo, dos munic?pios, igrejas, associa?es, conselhos e sindicatos, discutindo, avaliando o governo e apontando o que ? prioridade?.

Durante os f?runs s?o realizadas oficinas para discutir o PPA (Plano Plurianual), que ? dividido em tr?s salas tem?ticas: desenvolvimento econ?mico, desenvolvimento social, infra-estrutura e meio ambiente; reuni?o de gestores; uma oficina de comunica??o e outra do semi-?rido. Ao final, todos os grupos se integram e partilham das discuss?es nos diferentes grupos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES