Território dos Cocais ganha programa de desenvolvimento

Território dos Cocais ganha programa de desenvolvimento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O munic?pio de Esperantina, situado a 180 quil?metros de Teresina, sediou, nesta sexta-feira, 30, o I Encontro de Mobiliza??o para a Constru??o do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustent?vel do Territ?rio dos Cocais. Realizado na Unidade Escolar Jos? Nogueira de Aguiar, o encontro reuniu representantes de v?rios segmentos sociais do territ?rio, que ? formado por 13 munic?pios.

Do evento participou o vice-governador Wilson Martins, parlamentares da regi?o, representantes do Banco do Brasil, do Servi?o Brasileiro de Apoio ?s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do S?o Francisco e Parna?ba (Codevasf) e do Centro de Educa??o Popular Esperantinense (Cepes).

Um dos objetivos do encontro foi organizar, fortalecer e mobilizar as comunidades para a discuss?o da proposta do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustent?vel que a Funda??o Banco do Brasil est? articulando com ?rg?os parceiros.

O secret?rio estadual do Planejamento (Seplan), S?rgio Miranda, que participou do evento, disse que o encontro resultou na expectativa de melhorar as atividades produtivas que as comunidades j? desenvolvem na regi?o. ?As pessoas que j? trabalham com a extra??o do baba?u, ovinocaprinocultura e com o mel v?o ter sua renda melhorada nas iniciativas que est?o sendo coordenadas neste plano. N?o vamos inventar nada de novo, vamos trabalhar, refor?ando as atividades que j? existem, no sentido de refor?ar a sustentabilidade para que essas pessoas permane?am trabalhando nas suas pr?prias ?reas?, frisou.

O vice-governador Wilson Martins disse que agora h? um governo tanto em ?mbito federal como estadual diferente. ?Nunca houve tantas a?es para o agricultor como agora; temos v?rios projetos no Estado, nas ?reas de apicultura, de ovinocaprinocultura e em outras. ? importante que trabalhemos efetivamente aquilo que temos, e em Esperantina h? muitas a?es do governador Wellington Dias e do Governo Lula?, comentou. Ele adiantou que existe uma previs?o de recursos da ordem de R$ 12 milh?es dos governos estadual e federal para a regi?o.

Setor produtivo

O superintendente do Sebrae, Delano Rocha, disse que a entidade vem trabalhando h? mais de um ano com a?es de estrat?gias para o desenvolvimento do Territ?rio dos Cocais, procurando articular com os parceiros para que seja criada uma a??o positiva e planejada, com uma vis?o de curto, m?dio e longo prazo nas prefeituras e, principalmente, no setor produtivo. ?Esta regi?o possui um potencial muito forte para o desenvolvimento?, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES