Terrorismo em Brasília: veja imagens da destruição deixada no Planalto

A onda golpista que atropelou a Praça dos Três Poderes, em Brasília, resultou em um monte de entulhos, cacos de vidros e destruição.

Palácio do Planalto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A onda golpista que atropelou a Praça dos Três Poderes, em Brasília, resultou em um monte de entulhos, cacos de vidros e destruição no interior do Palácio do Planalto, STF e Congresso Nacional. A violência fez o presidente Lula (PT) decretar intervenção no Distrito Federal.

Congresso Nacional 

As sedes da Câmara dos Deputados e do Senado foram o primeiro alvo. O acesso dos extremistas foi tamanho que um homem sentou na cadeira do presidente da Câmara dos Deputados e fingia assinar leis. No entorno, outros golpistas estavam festejando a entrada no local. A Casa foi depredada: Presentes de autoridades estrangeiras foram saqueados; Fogo ateado no Salão Verde e no primeiro andar; Congresso inundado por causa da água usada para apagar o incêndio; Destruição de obras de arte.

Supremo Tribunal Federal 

As provas da depredação foram produzidas pelos próprios manifestantes, que gravavam imagens em meio a gritos efusivos de comemoração. Os golpistas chegaram ao ponto de arrancar a porta do armário de togas do ministro Alexandre de Moraes. A depredação inclui: Brasão da República arrancado; Cadeira dos ministros retiradas do local e colocadas em frente do STF; Crucifixo arrancado da parede do STF Destruição do busto de Ruy Barbosa; Vidros quebrados; Móveis destruídos; Poltronas colocadas do lado de fora;

Palácio do Planalto

Os extremistas seguiram para o Palácio do Planalto sem enfrentar resistência por parte de forças de segurança pública. Eles entraram pela mesma rampa que Lula subiu para tomar posse o domingo passado (1º). Golpistas que estavam no segundo andar quebraram os vidros e gritavam para os demais entrarem. A tela "Mulatas", do artista plástico brasileiro Di Cavalcanti, foi rasgada em ao menos três locais diferentes. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES