Teste em massa não quer dizer testar todo mundo, afirma Nelson Teich

“O teste em massa não quer dizer que você vai testar todo mundo. Porque, se a gente fala da Coreia do Sul, por exemplo, que fez testes, ela testou menos que a Itália”, declarou

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, anunciado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), falou, em entrevista ao telejornal SBT Brasil, sobre suas ideias para o trabalho de combate à pandemia do novo coronavírus. Ele destacou o plano de colher informações sobre a doença, discurso que adotou durante o seu primeiro pronunciamento como ministro, e afirmou que testes em massa não significa testar toda a população. As informações são do UOL.

"O teste em massa não quer dizer que você vai testar todo mundo. Porque, se a gente fala da Coreia do Sul, por exemplo, que fez testes, ela testou menos que a Itália", declarou. 

Segundo Teich, há muita incerteza em relação a quando a doença covid-19 vai passar. Para reforçar essa ideia, usou o exemplo da gripe espanhola, que teve três momentos de pico. Ele espera que, no decorrer do tempo, surjam mais testes, ou que os testes fiquem mais baratos para a população. 

O novo ministro repetiu o que disse na entrevista coletiva concedida na tarde de ontem, sobre não poder polarizar saúde e economia e que, na realidade, são duas áreas que deveriam trabalhar juntas. "Toda vez que você trabalha coisas que deviam ser juntas de uma forma heterogênea, fragmentada, você diminui a eficiência de tudo o que você faz", ponderou. 

Equipe do ministério será trocada? 

Questionado se substituirá todo o corpo técnico da pasta, ou se manterá nomes, Teich respondeu que pretende antes conhecer o ministério. "Estou chegando agora. Isso foi feito agora à tarde. Então eu vou sentar, vou ver a equipe, vou ver as pessoas, sentar com o ministério, sentar com o presidente, e a gente vai decidir."

Bolsonaro disse ter escolhido Teich por seu profissionalismo e reconhecimento na sociedade, mas principalmente pela afinidade entre os dois quando se trata da união de saúde e economia. 

O antecessor no comando do ministério, Luiz Henrique Mandetta, foi demitido ontem, após dias de tensão com o presidente, que, ao contrário dele e da Organização Mundial de Saúde (OMS), é contra o isolamento social horizontal como meio de combater o coronavírus — Bolsonaro defende um isolamento mais brando, que afete apenas os grupos de risco para a doença. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES