Texas: “Há coisas mais importantes do que viver”, diz vice-governador

Ele disse que estava feliz pelo estado estar dando os primeiros passos para reabrir a economia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dizer que sacrificaria a sua vida pela economia em alta, o vice-governador do Texas, o republicano Dan Patrick, disse à emissora Fox News, na noite de segunda-feira, que estava feliz pelo estado estar dando os primeiros passos para reabrir a economia em meio ao surto do novo coronavírus.

"Lamento dizer que estava certo nisso. E sou grato por agora estarmos finalmente começando a abrir o Texas e outros estados porque está tudo muito atrasado", disse Patrick ao apresentador de programa de entrevistas Tucker Carlson.

Patrick contou que os números de mortes relacionadas à Covid-19 chegaram a 495 na noite de segunda-feira. Ele ressaltou que "toda vida é valiosa", mas as comparou com a população do estado de 29 milhões de pessoas.

"Quinhentas pessoas entre 29 milhões morreram e estamos trancados, esmagando o trabalhador médio, pequenas empresas, os mercados. Estamos esmagando este país. E o que eu disse quando estava com você naquela noite, há coisas mais importantes do que viver. E isso está salvando este país para meus filhos e netos; para todos nós. Eu não quero morrer, ninguém quer morrer, mas, cara, temos que correr alguns riscos e voltar ao jogo, e colocar esse país de volta em funcionamento", disse Patrick.

Patrick, que completou 70 anos, estava se referindo a seus comentários de quase um mês antes, quando sugeriu em uma entrevista a Carlson que, como idoso, estaria disposto a arriscar sua vida em nome do país.

Os posicionamentos de Dan Patrick não foram bem recebidos nas redes sociais dos EUA, atraindo muitas críticas. O presidente do Partido Democrata no estado, Gilberto Hinojosa, disse que os republicanos como Patrick "colocariam os texanos em risco para enriquecer a si mesmos e a seus portfólios de ações".

"As vidas de nossas famílias, amigos e comunidades não têm valor em dólar. Os republicanos do Texas não podem mais reivindicar ser o partido pró-vida", disse Hinojosa.

Na semana passada, o governador Greg Abbott divulgou diretrizes que permitem que as empresas de varejo comecem a reabrir suas portas, operando "em movimento" diante da nova disseminação do coronavírus. Abbott enfatizou que a retomada das atividades econômicas será um processo lento que ocorrerá em fases.

Abbott também enfatizou a necessidade de proteger a saúde de grupos de risco, como idosos ou pessoas comoutros problemas de saúde, com maior probabilidade de desenvolver complicações com o novo coronavírus.

"Como Estado, devemos fazer tudo o que pudermos para proteger nossa população mais vulnerável. Certificar-se de mantê-los fora de nossos hospitais", disse.

O governador também apresentou a possibilidade de afrouxar o isolamento, se a propagação diminuir. Porém, especialistas em saúde pública alertaram que a flexibilização das diretrizes de distanciamento social podem levar a um novo aumento dos casos e enfatizaram que as decisões políticas devem ser guiadas por dados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES