THE: 60 toneladas de materiais recicláveis são coletadas por semana

Cooperativa assiste 17 famílias que trabalham na reciclagem.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma simples ida ao cinema ou durante um passeio em um ponto turístico de Teresina é suficiente para que o teresinense se depare com contentores de materiais recicláveis e seja incentivado a determinar o destino dos resíduos que produz. O que muitos não imaginam é que naqueles cestos azuis, vermelhos, amarelos e verdes são depositados muito mais do que itens recicláveis, como também toneladas de cidadania e oportunidades para famílias que tiram seu sustento do que é recolhido na coleta seletiva.

Em média, cerca de 60 toneladas de materiais recicláveis são coletadas mensalmente pela Prefeitura de Teresina e destinados para cooperativas de catadores de lixo, como é o caso do Movimento Emaús Trapeiros. A cooperativa assiste 17 famílias que trabalham desenvolvendo um processo de enfardamento e posterior comercialização para empresas que irão realizar a reciclagem desses materiais.

“Possuímos 15 Postos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos em locais estratégicos de Teresina, para que a população possa participar da destinação correta dos resíduos que produz. O munícipe é responsável por separar itens de papel, plástico, metal e vidro, em casa, e levá-los para um dos PEVs onde possuímos um agente disponível para recebê-los e passar a orientação necessária sobre a correta disposição nos contentores. O poder municipal recolhe esse material e direciona para o Emaús”, afirma Lílian Guimarães, coordenadora de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh).

Outra parceria firmada recentemente pela Prefeitura, por meio da Semduh, foi com a cooperativa Coocamater, formada por catadores de lixo, e que há um mês vem mudando a vida de 30 famílias. Segundo Francisco Pereira, presidente da cooperativa, as melhorias vão desde o espaço físico construído pela Prefeitura, à segurança e garantia de saúde dos trabalhadores, que receberam fardamento e equipamentos de segurança do município, e também a melhoria de renda que chega a triplicar em alguns casos.

"Temos trabalhadores específicos para a triagem, prensa e catadores. Se antes eles estavam expostos a doenças e materiais cortantes, hoje, estão fardados e protegidos. A renda também tem uma mudança significativa, pois todos já trabalhavam como catadores no aterro. Se antes arrecadavam cerca de R$ 400 por mês, alguns conseguem receber R$ 900 ou até mais”, comentou Francisco Pereira, que também ressalta a diferença que a cooperativa faz para o meio ambiente, dando um destino correto para materiais que ainda podem ser aproveitados.

 Educação ambiental e Coleta Seletiva

Os teresinenses têm se conscientizado sobre a importância da coleta seletiva e foi constatado um aumento no número de recicláveis recolhidos. As atividades que visavam à separação e coleta de materiais recicláveis tiveram início em 2014, quando foram recolhidas 139,9 toneladas de material. Já em 2017, houve um crescimento de 233,6%, sendo recolhidas 466,75 toneladas de recicláveis. No primeiro semestre de 2018, os resíduos recolhidos já passam de 380 toneladas e prevêem resultados ainda melhores até o fim do ano.

 “Trabalhamos para que a população conheça o sistema da coleta seletiva e se interesse ainda mais sobre a destinação desses itens que podem ser reaproveitados. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina desenvolve ações e estratégias para conscientizar a população sobre a importância do correto acondicionamento do lixo e do direcionamento ideal para cada tipo de resíduo. São ações de educação ambiental diárias em escolas públicas e privadas, em bairros de todas as zonas da cidade e em empresas e instituições que solicitem esses serviços", completou a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES