THE: Acusados de violência contra mulheres participam do Reeducar

16 homens que respondem judicialmente por crime de violência.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar  (NUPEVID), deu início  à terceira edição do “Programa Reeducar: O homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

A iniciativa atua como grupo reflexivo formado por 16 homens que respondem judicialmente por crime de violência contra a mulher. Ao longo de nove meses, os participantes têm contato com reflexões através de palestras com profissionais de diversas áreas, como direito e saúde, sobre questões que dizem respeito ao universo masculino e de desconstrução da cultura machista.

A edição foi aberta com o módulo de apresentação do programa, dinâmica de interação dos participantes e reflexão sobre aspectos sociais das relações de gênero, com a condução das facilitadoras Cynara Veras (psicóloga do Reeducar) e Núbia Caldas (assistente social do MP-PI).

Um dos participantes contou que está ansioso para aprender no programa. “De forma geral, o pensamento de muita gente ainda é preso àquela cultura antiga de que é o homem que manda no lar, que manda na mulher. Eu acho que o homem, tendo mais conhecimento, poderá entender o lado da mulher”, ressalta.

Para a Promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora do Nupevid, essa é uma iniciativa importante para, além de responsabilizar os infratores, também oportunizar a reinserção na sociedade: “Baseado no que está previsto na Lei Maria da Penha, sobre a formação de grupos reflexivos que visem a mudança de comportamento de homens em situação de violência, nós criamos o Reeducar. É uma forma, tanto de responsabilizá-los pelos seus atos, como também de dar a oportunidade de uma reinserção na sociedade com novas atitudes e longe do estereótipo da masculinidade tóxica, que prejudica tanto mulheres quanto homens”, finalizou a promotora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES