THE:Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo distribui medicamento para Covid

Para a liberação do medicamento Paxlovid no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo o paciente deve apresentar receita médica

medicamento | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Saúde Lineu Araújo (CISLA) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) distribui gratuitamente o medicamento paxlovid para pacientes adultos com Covid. A prescrição é para paciente com a doença nas formas leve ou moderada e que não tenha necessidade de internação, que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para Covid-19 grave.  

Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo distribui medicamento para CovidA receita médica pode ser pelo SUS ou rede particular e o paciente deve estar dentro dos critérios de doenças pré-existentes e determinadas pelo Ministério da Saúde. “A indicação é para pacientes com Covid leve ou moderada, que tenha comorbidades e idade avançada. O paxlovid é comprovadamente eficaz no tratamento da Covid e é composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir embalados e administrados juntos”,  acrescenta Walfrido Salmito, infectologista da FMS.

Para a liberação do medicamento Paxlovid no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo o paciente deve apresentar receita médica, prescrição do médico em formulário específico, a justificativa do médico e exame positivo para Covid.

O uso do antiviral Paxlovid é recomendado em pacientes com Covid imunossuprimidos, com síndromes coronarianas crônicas (angina, cardiopatia isquêmica, pós-infarto agudo do miocárdio, entre outras), doenças neurológicas crônicas, doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório, demência vascular). Também podem tomar a medicação pacientes com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave.

O Paxlovid também é recomendado para pacientes com Hipertensão Arterial Resistente (HAR), insuficiência cardíaca, cardiopatia hipertensiva, obesidade mórbida, síndrome de Down, cirrose hepática classes A e B entre outras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES