THE: Comitê investiga denúncia de tortura a menores infratores no CEM

As primeiras denúncias foram feitas pelas mães dos adolescentes, que ao chegar no Centro Educacional, encontravam seus filhos com sinais de agressões.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Piauí investiga denúncias de que menores infratores que estão cumprindo medidas socioeducativas no Centro Educacional Masculino - CEM têm sofrido maus-tratos e torturas.  

Em entrevista à TV Meio Norte, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-PI, Conceição Carcará, os adolescentes foram obrigados a sentarem sem roupas no chão do pátio da unidade sob o sol quente.

“A gente como representante da Comissão de Direitos Humanos e falando também em nome da OAB, ver essa situação muito preocupante, para a sociedade, não se leva a crer, não há de se convir que nós estamos no século XXI e acontecer uma barbaridade dessa e sobretudo com jovens adolescente que se encontram ou se encontravam à disposição do Estado. Então de certa forma a OAB está muito preocupada.” 

As primeiras denúncias foram feitas pelas mães dos adolescentes, que ao chegar no Centro Educacional, encontravam seus filhos com sinais de agressões.

“Com relação a essas denúncias, tomamos conhecimento há alguns dias atrás que existia bastante maus tratos em excesso, que já é muito forte, então as mãe, porque só quem pode denunciar é as mães, os familiares. Mesmo que eu, ou qualquer um de nós, a própria imprensa vá até onde está aqueles internos, eles na diz com medo da repressão.”

Em imagens divulgadas é possível ver adolescente com marcas roxas e avermelhadas pelo corpo, além de cortes na boca. 

“Além das torturas ou dos maus tratos físico, tem o psicológico  que é o mais profundo, que é o da alma, e esses jovens são crianças de 13, 15 e 16 anos e ainda não sabem, como conviver com tamanho sofrimento ou maus tratos.”

Segundo o Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Piauí está sendo tomada as medidas cabíveis no intuito de identificar os autores das agressões. 

“A comissão que denunciou está tomando as providências, e eu acredito que a essa altura o estado está preocupado, só me remetendo, apesar do estado ser o responsável  pelos internos, ele não é responsável pelo o que acontece lá dentro, eu tenho certeza que as ordens que foram dadas constantemente para que as autoridades tomem sobre aquelas crianças, são diferentes. São pessoas despreparadas”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES