THE: pacientes protestam contra falta de medicamentos na Farmácia do Povo

Sem a normalização da situação, nesta quinta-feira (16), pacientes, familiares e líderes de seis associações protestaram em frente à Farmácia do Povo, no Centro de Teresina.

Farmácia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pacientes diabéticos e de doenças renais do Piauí têm sofrido com a falta de medicamentos nos últimos meses no estado. A reclamação deles é de que 15 remédios estão em falta na Farmácia do Povo, que realiza distribuição gratuita de medicamentos especializados de valor elevado.

Sem a normalização da situação, nesta quinta-feira (16), pacientes, familiares e líderes de seis associações protestaram em frente à Farmácia do Povo, no Centro de Teresina.

Pacientes protestam devido a falta de medicamentos na Farmácia do Povo (Foto: Valdete Martins)

Com cartazes, a Associação dos Diabéticos do Piauí, Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, da Associação dos Hemofílicos do Piauí, da Associação Piauiense dos Pré e Pós-Transplantados, da Associação de Anemia Falciforme do Piauí e do movimento Visibilidade Tx se uniram e solicitaram um encontro com o governador Wellington Dias para regularizar a situação do estoque de medicamentos da Farmácia. Além disso, as entidades também cobraram o funcionamento do Observatório da Farmácia para civis acompanharem a aquisição e distribuição dos remédios.

Geovane Sousa, paciente renal, pediu providências mediante a situação de escassez. "O [sacarato] de hidróxido de férrico está em falta há seis meses. É um absurdo", relata.

Geovane, à direita, protesta devido a falta de medicamentos na Farmácia do Povo (Foto: Valdete Martins)

A aposentada Maria Lúcia está há um ano sem receber um medicamento para diabetes que custa mais de R$ 100 nas farmácias convencionais. "O Galvus é muito caro e dependo da ajuda de outras pessoas para custear tudo, já que também tenho outros problemas de saúde", informa. 

Lúcia, aposentada, protesta devido a falta de medicamentos na Farmácia do Povo (Foto: Valdete Martins)

"Viemos reivindicar essa falta. O total de 15 dos 19 medicamentos não estão no estoque da Farmácia do Povo. Ao longo de muito tempo, não por conta da Covid-19, mas por questão cultural, sofremos essa falta. A farmácia tem o dever de dispensar medicamentos, mas somos abastecidos apenas com desculpas", disse Jeane Melo, presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).

Confira as demais fotografias:

Farmácia do Povo regulariza fornecimento da insulina análoga

A Farmácia do Povo comunica a regularização da insulina análoga de ação rápida 100Ui/Mil, destinada a pacientes com diabetes. O remédio será entregue na unidade de Teresina. 

Para o recebimento, é necessário que o paciente esteja com o processo ativo, devendo dirigir-se com documentação pessoal à Farmácia do Povo. Os pacientes serão atendidos sem agendamento prévio.

Em Teresina, a Farmácia do Povo funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, à rua David Caldas, 398, Centro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES