THE: Paisagismo urbano ganha colorido com grafites em muros de subestações

A Equatorial Piauí tem transformado seus muros em galerias com obras de artistas piauienses.

grafite | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem mora na zona leste de Teresina ou trabalha no polo industrial da capital, já deve ter testemunhado o quanto as cores vibrantes do grafite dão vida a essas regiões. Com mensagens educativas, abordando temas como sustentabilidade, segurança e economia, a Equatorial Piauí tem transformado seus muros em galerias com obras de artistas piauienses como Panzer, Sanatiel Costa e do coletivo VDC Crew.

A proposta também será levada para o interior do estado. Cidades como Luís Correia, Palmeirais e Esperantina serão as próximas a ganhar o colorido das tinhas e sprays. Desde quando implantou no estado seu programa de incentivo cultural E+ Cultura, a distribuidora tem atuado na valorização dos artistas e tradições locais e se firmado como uma das maiores patrocinadoras da cultura piauiense. Um dos projetos já contemplados é “Graffiti como ferramenta de inserção social”, do artista Alberto Tavares, mais conhecido como Panzer.

O projeto tinha objetivo de contribuir com a difusão do grafite e descobrir novos talentos, onde Panzer ensinava gratuitamente as técnicas de grafitagem, explorando a criatividade de jovens e adultos. Para o artista, sem o patrocínio da distribuidora seria muito difícil dar continuidade ao projeto. “O Piauí é um estado carente quando se trata de investimento em cultura, e a Equatorial veio para somar e fazer a diferença no cenário atual”, declara o grafiteiro. A parceria deu tão certo, que Panzer foi convidado para levar sua arte para os muros das subestações Ininga (zona leste) e Esplanada (zona sul), ambas localizadas em Teresina.

Criado em 2015, o coletivo VDC Crew é formado por seis artistas e utiliza a linguagem do grafite para dialogar com jovens da periferia, oferecendo novas possibilidades de expressão e de vivências. O grupo vai colorir a subestação Jockey, que fica em uma das avenidas mais movimentadas de Teresina. Um dos artistas que compõe o coletivo é Eduardo Borges, popularmente chamado de Alemão. “É motivo de muito orgulho para nós firmar parceria com uma empresa que está sempre valorizando a arte local e que com certeza trará maior visibilidade ao nosso trabalho”, afirma o grafiteiro.

O artista diz que a cultura deve ser considerada um investimento por conta de seu poder de transformar vidas, ser fonte de renda para várias pessoas e tirá-las do mundo do crime e das drogas, contribuindo com o processo de ressocialização. Alemão acredita que a arte o salvou e, por conta disso, realiza trabalhos na tentativa de ajudar mais pessoas, como eventos solidários e oficinas de grafite que aproximem ainda mais os jovens da arte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES