THE: Pela primeira vez na história, casamento civil homoafetivo acontece dia 5

Até agora estão inscritos e habilitados a participar do evento três casais

MARIA JOSÉ | Coordenadora do Grupo Matizes, que está organizando a solenidade | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez, o Estado vai realizar a solenidade de um casamento homoafetivo. A celebração é uma conquista do Grupo Matizes, em conjunto com toda a comunidade, a ser realizada no dia 05 de abril, às 11 horas, na sede do Tribunal de Justiça. Até agora estão inscritos e habilitados a participar do evento três casais.

Desde novembro de 2012, o grupo vem buscando o direito de realizar o casamento junto a sociedade civil. Em tempo recorde, o atual corregedor do Tribunal, Antônio Paes Landim, fez questão de assinar o documento e permitir a união. Até então, os trabalhos do grupo visam amadurecer esta ideia e convidar quem está interessado a participar.

A solenidade vai ser celebrada como uma vitória, já que até então o Estado só tinha feito união estável entre essas pessoas. "Para a gente vai ser um grande evento e uma grande conquista conseguida ainda em 2012.

Os casórios levam em conta o mesmo processo que é utilizado em um casamento hétero, por isso temos a consciência da seriedade e responsabilidade do fato", comenta Maria José Ventura, coordenadora do Grupo Matizes.

A intenção também é continuar promovendo as uniões de casais homoafetivos, bem como divulgar as programações do Grupo Matizes através das redes sociais.

Os casais interessados em participar devem se planejar 15 dias antes e providenciar todos os documentos, inclusive as certidões, e procurar um cartório para os devidos processos. Depois é só esperar a solenidade, com todos os direitos assegurados.

Para Sandra Marques, que irá casar no próximo dia 05, a realização da celebração veio para fechar milhões de portas que estavam abertas para o preconceito.

"Já faz um ano que conheço minha parceira e entre a gente há muito amor e respeito. É isso que importa. Espero que essa conquista seja reconhecida pela sociedade", comenta Sandra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES