THE: Prazo para vacina de idosos e profissionais de saúde é estendido

A meta municipal estabelecida é vacinar 100% desse público considerado de risco para a Covid-19.

| FMS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá estender a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Teresina. Assim, a partir de segunda-feira (20), idosos e profissionais de saúde continuarão sendo vacinados. A meta municipal estabelecida é vacinar 100% desse público considerado de risco para a Covid-19.

Para ter acesso às vacinas, idosos e profissionais de saúde podem se dirigir às 51 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em dias úteis, nos turnos manhã e tarde. Há ainda 4 pontos de Drive-Trhu, estes exclusivos para vacinação de idosos, dentro de seus carros. Os drive-thrus funcionarão, especificamente na segunda-feira (20), das 10h às 16h, nos estacionamentos da Ponte Estaiada, Parque da Cidadania, Shopping Rio Poty e Teresina Shopping.

Já os idosos acamados, que não se locomovem, estão sendo vacinados nas suas residências. “A FMS possui lista com nome desse público. Mas se houver algum idoso acamado, que não costuma receber visita da nossa equipe de saúde, o responsável por essa pessoa pode ir à UBS mais próxima da sua casa, para fazer o cadastro”, explica o presidente da FMS, Manoel de Moura Neto.

Crédito: Ascom/FMS

Até agora, cerca de 83% dos idosos e 88% dos trabalhadores de saúde foram vacinados contra a gripe em Teresina. “Essa porcentagem deve ser um pouco maior, porque ainda tem dados sobre aplicação de vacina para serem lançados no sistema. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de cada público, queremos vacinar 100%”, afirma o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

A segunda etapa da Campanha deverá iniciar somente após o município atingir a meta da primeira etapa. Na próxima fase, os grupos prioritários serão pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, profissionais das forças de segurança, do transporte coletivo, do sistema prisional, caminhoneiros e população privada da liberdade.

“Tranquilizamos a população de que a segunda etapa da Campanha irá iniciar de forma organizada e iremos divulgar amplamente mais informações sobre datas e locais na mídia. Para cada grupo destes, haverá estratégia específica de vacinação, conforme acordado entre a FMS e as instituições envolvidas”, conclui Batista.

A vacina não protege a pessoa contra o Coronavírus e sim contra a Influenza, doença respiratória infecciosa cuja origem é viral. A transmissão direta de pessoa a pessoa é a mais comum e ocorre por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado com o vírus, ao falar, espirrar ou tossir. Há evidência de transmissão também por contato com a secreção de doentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES