THE: Prefeitura discute implantar projeto da CBF para crianças e jovens

O projeto Gol do Brasil é uma ação social da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltada para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade

Prefeitura discute implantar projeto da CBF para crianças em THE | Foto: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (4), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, recebeu no Salão Nobre, representantes da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, o ex-senador do Piauí João Vicente Claudino, o secretário de Esporte e Lazer do município, Eduardo Draga Alana e membros da Federação de Futebol do Piauí – FFP. O encontro teve como objetivo, a apresentação do projeto ‘Gol do Brasil’, que beneficia crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em grandes cidades e capitais brasileiras.

Para o prefeito de Teresina, a gestão é preocupada em participar e investir em projetos como esse, que visam a garantir políticas públicas que melhoram o bem-estar das crianças e adolescentes.

“Nossa gestão é preocupada em atender e estimular crianças para o caminho do bem. Afastando elas e toda e qualquer situação de delinquência. O esporte, assim como as artes e a educação, desempenha um papel muito importante para chegarmos a este objetivo. O esporte é vida e multiplica o sorriso de nossas crianças”, comentou Dr. Pessoa.

Foto: (Rômulo Piauilino/Semcom) Para o secretário municipal de Esporte e Lazer de Teresina (SEMEL), Eduardo Draga Alana, aproximar o esporte e o lazer dos jovens é um dos principais objetivos da gestão.

“Nós, da SEMEL, da Prefeitura de Teresina, sempre iremos procurar a melhor forma de incentivar o esporte na nossa cidade, revelar novos talentos, retirar nossos jovens do perigo que as ruas e periferias possuem, acreditamos na importância de aproximar o esporte e o lazer das crianças na intenção de acabar distanciado também do mundo das drogas, por exemplo. Vamos dar o nosso melhor para que tudo ocorra da melhor forma possível e em perfeita sintonia com todos os órgãos envolvidos”, destacou o secretário municipal de esporte e lazer, Eduardo Draga Alana.

De acordo com Bruno Lisboa, representante da CBF e coordenador de planejamento do projeto, quem ganha mais são as crianças e adolescentes atendidas pela iniciativa. A parceria se dá justamente entre a Confederação Brasileira de Futebol, a sociedade civil, patrocinadores e entidades governamentais.

“Os mais beneficiados com essa parceria são as crianças. Serão 18 meses de trabalhos em conjunto que ajudarão no desenvolvimento de novos processos, melhorias e aprimoramento da Metodologia CBF Social”, afirmou o representante da CBF.

Além das crianças e dos adolescentes atendidos, o Gol do Brasil também visa à formação de professores capacitados para trabalhar com essa faixa etária. Financiado pelo Legado Copa do Mundo Brasil de 2014, pela CBF e por administrações municipais, o Gol do Brasil já está em pleno funcionamento em Belém (PA), Recife (PE), São Paulo (SP), Ribeirão Pires (SP) e Teresópolis (RJ). O planejamento é para que ele chegue à totalidade dos 26 estados do país e também ao Distrito Federal.

PROJETO GOL DO BRASIL

O projeto Gol do Brasil é uma ação social da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltada para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade, implementado há pouco mais de um ano. A UNESCO no Brasil reforça a ação desse projeto por meio de um acordo de cooperação internacional.

A missão do Gol do Brasil é promover cidadania e educação por meio do futebol. Para isso, são seguidos os critérios das dez habilidades de vida estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência também ligada à ONU: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz.

Foto: (Rômulo Piauilino/Semcom)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES