THE: Profissionais da Saúde são capacitados para o uso correto de EPIs

O treinamento está sendo realizado em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e outras normas de segurança são pauta de uma capacitação que está acontecendo com os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais do município que estejam na linha de frente do combate à COVID-19.

O treinamento está sendo realizado em parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “Já foram capacitados todos os hospitais e as UBS das zonas Leste e Sudeste. Até a próxima semana, será concluído o trabalho com as UBS das zonas Norte e Sul”, informa o diretor de Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.

Divulgação

Segundo o coordenador da Residência da UESPI, Vinícius Oliveira, os pontos principais dos treinamentos são os cuidados no momento da paramentação e desparamentação (uso e remoção dos EPIs), higienização, medidas de garantia da segurança do paciente e do profissional. “A ideia é que esses profissionais, ao estarem recebendo pessoas com sintomatologia respiratória ou não, saibam que tipo de EPI devem usar e que procedimento devem ter”, esclarece o coordenador.

Vinícius Oliveira conta que as orientações são baseadas nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Anvisa e FMS. “Ainda existe muita desinformação e fake news circulando na internet, e isso é um dos grandes problemas no diz respeito à definição de normas e práticas de trabalho, o acesso à informação de qualidade. Por isso, este momento está tendo uma aceitação muito positiva, pois além das orientações, os técnicos e funcionários estão aproveitando para tirar dúvidas”, finaliza o coordenador.

Com informações da PMT



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES