THE Vejo no Centro leva lazer à região central de Teresina

O evento aconteceu no sábado e domingo

The Vejo no Centro | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (4) e domingo (5), o Centro de Teresina recebeu muito lazer, shows, arte, cultura, gastronomia, feira de artesanato e city tour com o evento THE Vejo no Centro,  realizado no Complexo Cultural da Praça Pedro II, com muita segurança, em um espaço totalmente familiar. No sábado e domingo a programação teve início às 16h com o projeto Dançando na Praça, com dança de aeroritmo e zumba, no palco principal na Praça Pedro II.

Com uma programação multicultural e totalmente gratuita, os dois dias de The Vejo no Centro, foram marcados pelo sucesso absoluto do público que abraçou o projeto e foi até a Praça Pedro II, conferir a programação do evento realizado pela Prefeitura de Teresina em parceria com o Grupo Meio Norte de Comunicação, Secretaria Estadual de Cultura e o deputado estadual Fábio Novo. O evento transformou o centro da cidade em um ponto de encontro entre moradores de todos as regiões da capital.

José Alves FilhoA cantora Tânia Alves, uma das maiores cantatrizes do Brasil, fez um show inesquecível no palco principal na Praça Pedro II. Outras apresentações incluíram dança, teatro e humor. A cantora paraibana, que foi a principal atração da primeira noite, estava emocionada pela oportunidade de fazer parte do evento. “Eu já tenho uma relação afinada com o público de Teresina, mas essa foi a primeira vez que cantei em praça pública. Apresentamos o show Alma Latina e fiquei muito honrada de ter sido convidada para um projeto tão lindo que valoriza a cidade e resgata a cultura da população. Estou muito feliz de ter feito parte de tudo isso porque amo Teresina”, frisou Tânia Alves.

No domingo,  ocorreu a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina com uma homenagem a Roberto Carlos, na praça Pedro II. O cantor Roraima, que faz parte do vocal da Orquestra, descreveu o evento como importante para a atividade cultural da cidade. Ele declarou que poder fechar a programação do evento como a atração principal da noite é motivo de muita satisfação. “O centro de Teresina precisa ser ocupado, por isso eventos diversificados como esse são importantes e poder encerrar o evento com esse tributo ao Rei, através da Orquestra Sinfônica de Teresina é motivo de muita alegria e honra. Precisamos incentivar iniciativas como essa”, falou.

José Alves Filho

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou que ficou muito satisfeito com o resultado do evento e adiantou que o The Vejo no Centro foi a retomada para a realização de grandes eventos na região central da capital. “É uma alegria muito grande ver toda essa movimentação do The Vejo no Centro, através dessa parceira exitosa com o Grupo Meio Norte e nós queremos que esse evento seja o primeiro para uma retomada de grandes eventos no Centro, afinal nós sabemos que a identidade de uma cidade está no centro, então esperamos que a gente possa cultivar esse processo de valorização do Centro de Teresina”, considerou.

O The Vejo no Centro contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), Fundação Municipal de Cultura (FMC), Fundação Wall Ferraz (FWF) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Incentivo a produção artística e cultural

Com a missão de fomentar, apoiar e divulgar o cenário artístico e cultural do Piauí, o palco Entrecultura apresentou o melhor da música autoral de Teresina, com as bandas Moodstock, Nuvem Cigana, Caju Pinga Fogo e Alcaçuz. No Coreto da Praça teve Adra Lyz, Túlio Lorde, Pãmela Lima, Chapada do Corisco e Samba no Coreto, além de uma ampla programação infantil, tudo com muita segurança realizada através de agentes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Militar do Piauí, Guarda Municipal e segurança privada.

A produtora cultural Mariana Paz, idealizadora do projeto Entrecultura, afirmou que o The Vejo no Centro promove a divulgação do empreendedorismo cultural e da música autoral piauiense. “A nossa proposta é fomentar o cenário artístico e cultural da cidade e ficamos muito felizes com o convite de participar do evento porque foi uma oportunidade de alcançar mais pessoas e de promover o empreendedorismo cultural, inclusão social, diversidade e divulgar a música autoral piauiense”, observou.

José Alves FilhoAmauri Jucá abriu a programação humorística do evento no sábado com apresentação no palco do Theatro 4 de Setembro. “Fiquei muito feliz quando recebi esse convite e soube da proposta do evento, porque sou um cara do Centro da cidade e vivi muitos anos nessa região, meu trabalho me traz para o Centro e me lembro de passar horas e horas conversando na Praça Pedro II e de repente isso estava esquecido, as pessoas deixando de vir e o evento resgata nas pessoas esse amor pelo centro da cidade, reunindo dança, música, humor, exposições”, descreveu.

Os shows de humor, no Teatro 4 de Setembro, contaram com grandes humoristas piauienses, entre eles João Cláudio Moreno, no domingo e ao todo arrecadam uma tonelada de alimentos que serão doados para as vítimas do Parque Rodoviário. Além disso, uma verdadeira maratona de humor aconteceu na Sala Torquato Neto, com os humoristas Zé do Ovo, Bola cheia, Vany Luty, Felipe Oliveira, Gee Sousa, Bruno Lima, Robson Sousa, Paulo Bastos, Lucas Nunes, Flavinho e Jackstênio, que garantiram a risada do evento.

João Cláudio Moreno, descreveu a sensação de participar da primeira edição do evento. “Essa é atitude maravilhosa e para mim é uma alegria muito grande fazer esse show, agora esperamos que seja algo constante, porque para humanizar o Centro é preciso fazer eventos, mas também investimentos”, afirmou.

Evento deve ficar marcado no calendário da cidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso, destacou a parceria com o Grupo Meio Norte para o sucesso do evento, que contou com uma vasta programação, assim como uma praça de alimentação montada no coração da praça, oferecendo uma variedade de pratos da culinária regional e mundial, além de muita segurança agregando desde a arte, cultura, humor, desenvolvimento econômico até o turismo e enfatizou que o The Vejo no Centro deverá ficar marcado no calendário de eventos da cidade.

José Alves Filho“O primeiro evento que realizamos em parceria com o Grupo Meio Norte foi o Movimenthe, realizado no Parentão, e era mais voltado ao esporte e foi um sucesso. Agora o The Vejo no Centro foi a nossa segunda experiência e não foi diferente. O evento surgiu a partir da ideia de trazer as famílias para o centro da cidade, tanto às crianças, idosos e reviver aquelas famílias que foram constituídas a partir dos encontros na Praça Pedro II e é um evento que agrega todos os órgãos da prefeitura”, reforçou.

O Clube dos Diários recebeu uma exposição de arte santeira e ainda de alguns quadros do artista plástico piauiense Portelada. Reisinha Barbosa, que representou a UAPPI (União dos Artistas Plásticos do Estado do Piauí), em parceria com a Semest, homenageou o artista que faleceu recentemente. “Portelada foi um artista nordestino, piauiense, de garra, luta e que retrata muito bem o nosso Piauí e sempre foi fiel ao estilo dele e ao Nordeste. Ele nos deixou um grande acervo com muitas peças já que ele era um artista compulsivo por trabalho e que sempre ajudava os novos artistas”, declarou.

Luis Carlos Alves, presidente da Fundação Monsenhor Chaves, acrescentou que o evento foi pensado para que a população teresinense possa conhecer mais o Centro da capital. “O Centro de Teresina foi onde tudo começou a respeito da vida do teresinense, então o prefeito de Teresina tem a preocupação de requalificar o Centro”, ponderou.

A feira de artesanato na Praça Pedro II, mostrou a produção de pequenos produtores, além das lojas do Centro de Artesanato Mestre Dezinho, que estiveram abertas durante o evento, com peças da arte santeira, bordado e cerâmica. O vereador Ricardo Bandeira, da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), declarou que os artesãos e expositores ficaram muito satisfeitos com a repercussão e divulgação das peças, assim como a comercialização dos produtos no local.

As famílias que estiveram presentes no evento aprovaram a proposta de reviver o período em que passavam mais tempo nas praças da cidade. Para a aposentada Olivia Maria, a iniciativa é de grande importância para o resgate cultural da cidade. “A gente passeava só rodando em torno da praça e era uma coisa muita bonita e acho esse evento de grande importância e fico torcendo para que aconteça sempre para resgatar a cultura de irmos para as praças”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES