Theatro 4 de Setembro festeja seus 113 anos

Theatro 4 de Setembro festeja seus 113 anos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma missa, celebrada nesta ter?a-feira (4), pela manh?, pelo padre Ant?nio Cruz, foi o ponto alto das comemora?es pela passagem dos 113 anos do Theatro 4 de Setembro. A programa??o come?ou ?s 7h30 com uma alvorada com a banda de m?sica da Pol?cia Militar, com a presen?a de artistas e convidados, que soltaram bal?es para marcar a data.

Este ano, nas comemora?es de anivers?rio est? sendo reverenciada a paz. ?Por isso colocamos como ponto alto uma missa, a primeira a ser celebrada no palco do Theatro 4 de Setembro em toda a sua hist?ria?, explica a supervisora administrativa do teatro, Marlene Pessoa.

Al?m da missa e da alvorada, houve apresenta??o da Companhia Calunga de Teatro de Bonecos, do artista Chagas Vale, dirigida a alunos de escolas da rede p?blica de ensino. Estudantes dos col?gios Joel Ribeiro, Raimundo Portella e Engenheiro Sampaio lotaram o teatro durante o show. ?s 11 horas a artista pl?stica Heloisa Cristina e convidados abriram uma exposi??o de artistas pl?sticos.

Esta tarde, a partir das 16 horas, a Orquestra Filarm?nica do Piau?, regida pelo maestro Aur?lio Melo, apresentar? um concerto did?tico. J? ?s 19 horas, acontecer? a I Amostra de Espet?culos da Escola de Teatro Gomes Campos, com dire??o de Aci Campelo.

Para as 20 horas est? marcada uma apresenta??o da Academia L? Ballett, com dire??o de Cidh Ribeiro. A programa??o ser? encerrada ?s 21 horas, com coquetel, corte do bolo e apresenta??o da banda Os Caiporas.

Theatro 4 de Setembro foi uma iniciativa popular

Em 1889, no dia 4 de setembro, um grupo de senhoras da sociedade teresinense levou uma proposta de edifica??o de um teatro ao presidente da prov?ncia do Piau?, Te?filo Fernandes dos Santos.

No dia 21 de setembro do mesmo ano, foi lan?ada a pedra fundamental para a constru??o da obra. No dia 21 de abril de 1894, Manuel Raimundo da Paz, mestre respons?vel pela obra e que depois seria nomeado o primeiro diretor da Casa, entregava o Theatro ao governador Coriolano de Carvalho e Silva. Mas n?o houve espet?culo, porque n?o havia cen?rios, guarda-roupas, camarins, equipamento interno e pano de boca.

A partir desta data, toda a sociedade se mobilizou para dotar o espa?o da estrutura necess?ria ao seu funcionamento. Do Rio de Janeiro veio o pano de boca e, do Par?, doze palmeiras, que foram plantadas do lado direito do teatro. Duas figuras de cachorros feitas de lou?a foram colocadas no alto das duas colunas do pr?dio. As pessoas pensavam que eram le?es.

O primeiro espet?culo apresentado foi a pe?a dram?tica O Pai Desnaturado, ou Dom Jorge Aguilar, pelo Grupo Teatral de C?mara Madureira. A data era 2 de maio de 1895.

O Theatro 4 de Setembro abriga tamb?m a Sala Torquato Neto, a Galeria de Artes e o Espa?o Cultural Os?rio J?nior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES