Timon alcança primeiro lugar em educação básica no Maranhão, segundo Ideb

Timon também foi destaque a nível nacional e de Nordeste, atingindo nota acima da média geral nessas duas instâncias.

Timon alcança primeiro lugar em educação básica no Maranhão segundo Ideb | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e Timon registrou um crescimento significativo na avaliação, alcançando o primeiro lugar no ranking do estado do Maranhão nos anos iniciais, que compreende as séries do 1° ao 5° ano, e nos anos finais, que corresponde as séries do 6° ao 9° ano.

O índice de desenvolvimento saltou de 5.7 e atingiu a marca de 6.1 nos anos iniciais, e saiu de 5,1 para 5,3 nos anos finais, ficando mais uma vez acima da meta projetada pelo MEC, que estabeleceu para o município a média de 5,6 para anos iniciais e 4,8 para os anos finais, meta superada ainda no ano de 2019. Timon também foi destaque a nível nacional e de Nordeste, atingindo nota acima da média geral nessas duas instâncias.

IDEB de Timon alcança 1° lugar no Estado e fica acima da média do Brasil, Nordeste e Maranhão (Foto: Divulgação)

A avaliação do IDEB é feita através da aplicação de uma prova com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, e da taxa de rendimento escolar da instituição, levando em consideração as aprovações e as evasões.

O resultado deste ano corresponde ao ano de 2021, e as provas foram realizadas pouco tempo depois das escolas de Timon retornarem às aulas presenciais em sistema híbrido. Apesar da pandemia da Covid-19, o município conseguiu atingir resultados positivos que são frutos de uma gestão comprometida, dos investimentos em infraestrutura e da valorização dos professores.

De acordo com a Prefeita de Timon, Dinair Veloso, o resultado do IDEB é fruto de um trabalho em equipe e da prioridade que o município dá para a educação.

“Sempre me alegro com os resultados positivos que o município vem alcançando justamente porque temos dado prioridade à educação. Isso tem acontecido quando estive como secretária da pasta e agora estando a frente da gestão do município. É motivo de muito orgulho. Quero agradecer todos os professores, supervisores, coordenadores, gestores, toda a equipe da SEMED pelos resultados que temos alcançado porque é um trabalho coletivo que tem mostrado resultado”, comemora a Prefeita.

Para o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues, o conjunto de ações adotados nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, permitiu que Timon alcançasse a primeira posição no Estado.

“Durante a pandemia, nós conseguimos fazer uma busca ativa dos alunos para que eles pudessem pegar as atividades nas escolas e não se evadissem das aulas. Também desenvolvemos um aplicativo para ofertar aulas remotas sem precisar de acesso à internet. Outra ação importante foi o programa Estude em Casa, que nasceu durante a pandemia e transmitia aulas do ensino regular em todo o município. Os professores se envolveram e nós temos que agradecer a cada um deles. Tudo fez com que o resultado continuasse melhorando, por isso que Timon hoje está em 1° lugar”, conclui o Secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES