Timon avança na conscientização para a conexão à rede de esgoto

A concessionária implantou 30 mil metros de rede nova e recuperou 40 mil metros em vários bairros do município

Timon avança na conscientização para a conexão à rede de esgoto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muito próximo de vivenciar uma nova realidade na área de saneamento básico, Timon avança com as conexões residenciais à rede de esgoto instalada no município. Do ano passado para cá, a concessionária implantou 30 mil metros de rede nova e recuperou 40 mil metros no Centro, Parque Piauí, Santo Antônio, Mangueira, São Benedito, Vila Angélica, Vila Osmar e Vila Bandeirantes. E agora chegou o momento dos moradores realizarem a conexão dos seus imóveis à rede, para que Timon acabe de vez com o esgoto a céu aberto.

Leia Mais

Nas duas primeiras semanas de trabalho de sensibilização porta a porta, com o apoio de agentes socioambientais, a concessionária já visitou mais de 1.800 imóveis. Na oportunidade, os agentes explicam os benefícios do esgotamento sanitário para a saúde e qualidade de vida de todos, para a preservação dos rios e para a valorização dos imóveis. Até o final do ano, Timon saltará de 3% para 33% a cobertura de coleta e tratamento do esgoto.

Agentes explicam os benefícios do esgotamento sanitário para a saúde e qualidade de vida (Foto: Reprodução)A iniciativa integra a campanha educativa “Quem cuida conecta. Onde tem esgoto tratado tem saúde. “Estamos indo de porta em porta para explicar o quanto o esgotamento sanitário traz de positivo para o bem-estar das pessoas, bem como coloca o município em um novo patamar de desenvolvimento. Na oportunidade, orientamos sobre o modo adequado de uso da rede e informamos sobre o valor a ser investido para essa conexão, assim como todas as facilidades para o pagamento, que pode ser efetuado em até 60 vezes”, destaca o presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

O gestor reforça que para as famílias cadastradas na Tarifa Social o valor da conexão fica a metade, assim como o valor da fatura no final do mês. Para Osilene Alves, que mora no Residencial Miguel Arraes, um dos locais que já possui o serviço de esgotamento sanitário, o investimento que realiza para usufruir do benefício é bastante gratificante, já que segundo ela, o valor que paga para ter esgoto tratado diminuiu bastante os riscos de sua família contrair doenças, além de ter reduzido os gastos com medicação.

“Na minha infância, aqui no bairro, os esgotos eram a céu aberto e brincávamos na porta sendo comum os vermes daquela água suja, grudar na nossa pele e isso causava várias doenças como diarreias, vômitos e eu nunca conseguia ganhar peso. Então minha mãe gastou muito para cuidar da minha saúde. E hoje, o saneamento básico é uma porta aberta pra mim, pois não ter mais esgoto na minha porta me dá mais qualidade de vida e tranquilidade para que meus filhos possam brincar sem o perigo de contrair doenças. É bastante gratificante! Um investimento que não tem preço”, arremata a moradora.

Legalidade da conexão

A lei federal nº 14.026, Novo Marco Legal do Saneamento, determina que os imóveis devem ser conectados à rede pública disponível, e que os proprietários estão sujeitos ao pagamento de taxas e tarifas. A conexão dos imóveis à rede instalada na via é imprescindível para que a concessionária possa garantir saúde pública, a partir do saneamento básico. O cliente paga um valor único, que pode ser parcelado em até 60x e inserido nas faturas subsequentes à conexão. Aos beneficiários da Tarifa Social ainda é disponibilizado desconto de 50% no valor da taxa, como também no valor da fatura no final do mês.

Valor da tarifa

Após o cliente conectar o seu imóvel à rede de esgoto, efetuando o pagamento da taxa de conexão do imóvel, há a cobrança da tarifa de esgoto. Em Timon, a cada R$ 1,00 consumido de água, o usuário paga R$ 0,80 para o tratamento de esgoto, conforme estabelecido no contrato de concessão. A tarifa de água e esgoto é que permite a continuidade dos investimentos e o cumprimento das metas contratuais, conforme a concessionária tem feito desde a sua assunção. Nesse momento é fundamental que se faça o consumo consciente de água para não impacte no valor da fatura e, consequentemente, no orçamento familiar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES