Timon decreta situação de emergência após estragos causados pelas chuvas

De acordo com dados do CPRM/ANA, o volume de chuvas naquele dia foi de 146 mm, superando a média esperada para o mês de maio.

Quadra poliesportiva ficou alagada após a forte chuva | Divulgação/Prefeitura de Timon
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Timon decretou situação de emergência no município por causa dos estragos provocados pela chuva registrada na madrugada do último domingo (14). O decreto foi embasado por um relatório da Defesa Civil Municipal e foi publicado na edição de quarta-feira (17), do Diário Oficial do Município. Segundo a Prefeitura, pelo menos 341 casas foram afetadas. 

De acordo com dados registrados pela estação automática de Teresina, da Chesf, monitorada pelo Serviço Geológico do Brasil  (CPRM/ANA), o volume de chuvas naquele dia foi de 146 mm, índice que superou a média esperada para o mês de maio, que era de 128 mm, considerando a média histórica registrada em dados pluviométricos dos últimos 30 anos.

De acordo com o documento, o acumulado de chuva em um curto período (em menos de quatro horas), no dia 14 e maio, não estava previsto por sistemas nacionais de meteorologia e provocou estragos de forma mais concentrada no bairro Parque Alvorada, onde foram danificadas várias moradias, equipamentos públicos, vias públicas e elementos de drenagem urbana (galerias, bocas de lobos, poços de visitas e etc.). 

Já no bairro Guarita, uma bacia de acumulação natural (denominada Lagoa do “Sambico”), extravasou, em razão do volume significativo de água e grande presença de lixo, resultando em inundação de residências a montante de sua cota mais baixa. A precipitação também causou alagamentos intensos nos bairros, Centro, São Benedito, São Marcos, Pedro Patrício, Parque União e adjacências, inundando pelo menos 341 unidades habitacionais.  

Assistência

Segundo a Prefeitura de Timon, o Município disponibilizou "todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro à população afetada", providenciando o aluguel social, doação de cestas básicas e colchões. Contudo, alegou que não dispõe de recursos "para fazer frente às medidas de emergência pública imediatas".

“Os danos ocasionados superaram a capacidade de resposta do município. Nós estamos pleiteando junto ao Governo Federal o reconhecimento dessa situação de emergência. Se o decreto for homologado em Brasília, a população afetada vai ter direito a benefícios como o saque do FGTS. Nós vamos solicitar também que a empresa Águas de Timon não faça a cobrança da conta de água às famílias afetadas”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, César Júnior.      

Em caso de reconhecimento da situação de emergência pelo Governo Federal, o município deve receber um aporte de recursos para investimentos na reconstrução de estruturas e ajuda humanitária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES