Timon inaugura nova ETE e alcança 33% na cobertura do tratamento de esgoto

A operação Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores marca o salto na cobertura de tratamento de esgoto do município, de 3% para 33%

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Timon (MA) passa a atingir 33% do esgoto tratado e canalizado, após a inauguração, nesta terça-feira (05), da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Flores. O funcionamento da ETE coloca a cidade acima da média de outros municípios do Maranhão e está dentro das exigências do Novo Marco Legal do Saneamento.

O início da operação da ETE Flores marca o salto na cobertura de tratamento de esgoto do município, de 3% para 33%. Com capacidade de tratar 45 litros de dejetos por segundo, a moderna tecnologia da nova estação vai beneficiar aproximadamente 50 mil pessoas.

Inauguração da ETE Flores, em Timon (Foto: Raissa Morais)

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, participou da cerimônia ao lado de líderes comunitários e representantes da concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

“Já universalizaram a água e agora estamos na parte de esgotamento sanitário. É com alegria que hoje nós estamos aqui para este momento tão importante e que com certeza vai trazer mais qualidade de vida e melhorar a saúde do povo timonense”, disse. 

Dinair Veloso, prefeita de Timon (Foto: Raissa Morais)

Dinair Veloso ressalta que o momento exige comemoração e também compreensão da população diante das constantes intervenções que ainda serão realizadas nas ruas da cidade para garantir a expansão do projeto de saneamento básico.

Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Timon, frisa que a nova ETE é resultado de um investimento de R$ 140 milhões. As obras da empresa incluem a instalação de 70 km de novas redes coletoras e de esgotamento com um elevado padrão de eficiência.

Além da melhoria da qualidade de vida da população, Prado enfatiza que o esgotamento sanitário vai gerar valorização imobiliária na cidade. Um estudo do Instituto Trata Brasil aponta uma alta de até 14% no preço de um imóvel construído em uma área que possui rede de tratamento de esgoto em comparação com um similar onde o serviço não é oferecido em uma mesma cidade. “Toda casa vai fazer sua conexão na nossa rede de esgoto e todas serão beneficiadas. Em breve, a partir de 2026, o problema do esgoto a céu aberto vai desaparecer de Timon”, falou.

O novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020, tem como meta que, até 2033, 99% da população brasileira terá acesso à água potável e 90% a tratamento e coleta de esgoto. Para Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Timon, a cidade já está antecipada.

Solenidade de inauguração da ETE Flores (Foto: Raissa Morais)

“Muitas obras aconteceram, as entregas estão acontecendo, ou seja, é um efeito da preocupação de desenvolver as cidades atendidas pela concessionária. Timon estará 100% saneada em 2026, o que é histórico. Sem o esgoto a céu aberto, você tem a redução de doenças de veiculação hídrica e o incentivo ao turismo de uma cidade que possui vários balneários”, frisou.

Qualidade de vida, infraestrutura e saúde. O comunitário dos bairros Marimar e Timóteo, Celso Gonçalves, elogiou o trabalho da concessionária no município maranhense de pouco mais de 161 mil habitantes. Para ele, esse é um passo em direção ao desenvolvimento. “O benefício do lançamento da ETE é imensurável, só quem vive em casa sem saneamento sabe do odor e dos problemas que isso gera. O município vai ganhar mais saúde e mais atenção”, falou.

A ETE Flores conta com tratamento preliminar, tratamento biológico anaeróbio, desinfecção e lançamento do efluente tratado. O espaço também abrigará o laboratório de controle de qualidade; sistema de secagem e elevatória de lodo. Essa fase compreende o primeiro de oito módulos projetados para tratar todo o esgoto da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES