Timon torna opcional uso de máscaras em ambientes abertos a partir de hoje

Locais ao ar livre que possuem tendência de aglomeração de pessoas, mesmo ao ar livre, seguem com obrigatoriedade do uso de máscara.

Uso de máscara | Ricardo Wolffenbuttel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entrou em vigor nesta segunda-feira (21), o decreto da Prefeitura de Timon que torna opcional o uso de máscara em ambientes abertos no município. A decisão foi tomada após o Comitê Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde registrar queda significativa de casos de coronavírus, redução de transmissibilidade da doença e avanço da vacinação. No Maranhão ,este tipo de flexibilização foi adotado pelo Governo do Estado ainda em novembro do ano passado.

Em que situações ainda precisa usar máscara?

Locais ao ar livre que possuem tendência de aglomeração de pessoas, mesmo ao ar livre, seguem com obrigatoriedade do uso de máscara. Exemplo de locais abertos em que proteção segue obrigatória: shows, espetáculos, arquibancadas, feiras e mercados públicos.

 Uso de máscara ainda é obrigatória em ambientes fechados |FOTO: Ricardo Wolffenbuttel

O decreto também estabelece que devem continuar com uso de máscara de proteção facial pessoas de alto risco, com comorbidades, idosos, problemas respiratórios ou doenças crônicas, imunossuprimidos, transplantados, pacientes oncológicos, gestantes, pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, com sintomas de síndrome gripal e indivíduos com prescrição médica.

As regras de flexibilização contidas no decreto não se aplicam às pessoas com sintomas de Covid-19, as quais, em caso de necessidade de quebra de isolamento em situações excepcionais, deverão utilizar a máscara de proteção facial, conforme protocolos médicos-sanitários.

Decreto altera funcionamento de bares e restaurantes

O decreto também ampliou a capacidade de ocupação dos bares e restaurantes em Timon de 50% para 75%. Os estabelecimentos podem funcionar até 2h da madrugada.

“Pedimos que as pessoas mantenham cuidados como distanciamento, uso de álcool em gel e obedeçam às medidas quanto ao uso de máscara em locais que, mesmo ao ar livre, tenham aglomerações. Pedimos também que quem ainda não se vacinou contra a Covid, procure os locais de vacinação no município e completem seu esquema vacinal. Vamos continuar monitorando os índices e tomando medidas conforme o Comitê Covid avalie”, ressalta secretário municipal de Governo, Saney Sampaio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES