Tirar camisinha sem consentimento vira crime; entenda o que é 'stealthing'

Prática agora é considerada agressão sexual e pode estar sujeita a punições legais

preservativo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador da Califórnia Gavin Newsom sancionou, na última quinta (7), uma lei que proíbe remover a camisinha sem consentimento durante o sexo, e que torna este gesto um delito civil de agressão sexual.

É a primeira lei deste tipo nos Estados Unidos. A prática é comumente chamada de 'stealthing' (de "stealth" ou "furtivo", em tradução livre) e tem gerado debates sobre consentimento e violência sexual.

O projeto de lei foi aprovado no Senado e na Assembleia Legislativa um mês atrás sem oposição, disse sua autora, a deputada estadual Cristina Garcia, em um comunicado.

Preservativo representa forma eficaz de evitar IST e gravidez não programada

"Estou trabalhando nesta questão desde 2017 e estou exultante que agora existe alguma responsabilização para aqueles que perpetram o ato. Agressões sexuais, especialmente aquelas contra mulheres de cor, são perpetuamente varridas para debaixo do tapete", disse Garcia em um comunicado quando a legislação foi aprovada.

Ela citou um estudo da Universidade Yale segundo o qual a prática é "uma violação grave da dignidade e da autonomia" e disse que casos afetando mulheres e gays estão em alta.

Pessoas consideradas culpadas de remover a camisinha sem consentimento podem estar sujeitas a indenizações gerais, especiais e punitivas, diz a lei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES