TJ dá ganho de causa a clínica contra Prefeitura de Parnaíba

O recurso foi relatado pelo desembargador Fernando Carvalho Mendes.

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 1ª Câmara de Direito Público do TJ-PI deu provimento a recurso de apelação da Clínica Médica São Lucas, anulando os autos de infração da Prefeitura de Parnaíba e garantindo o recolhimento fixo a anual do tributo de ISSQN.

    O recurso foi relatado pelo desembargador Fernando Carvalho Mendes, em análise à sentença da 4ª Vara Cível de Parnaíba, que, originalmente, julgou improcedente a ação anulatória em que fora pleiteada a aplicação da tributação das sociedades uniprofissionais.

    Segundo o advogado Apoena Machado, a “tese jurídica que defendemos para a Clínica suscita a aplicação do tratamento tributário das sociedades uniprofissionais, cujo art. 9º, § 3º, do Decreto-lei 406/68, assegura a tributação fixa e anual, ao invés da cobrança de ISSQN ser realizada de acordo com o valor das notas fiscais emitidas pela sociedade”.

O recurso foi relatado pelo desembargador Fernando Carvalho Mendes.

    A ação de nulidade foi proposta após a lavratura dos autos de infração ns. 20/2014 e 21/2014, em que a Prefeitura de Parnaíba fundamentou que o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN deveria ter sido recolhido de forma percentual, levando-se em consideração o valor do faturamento constante na nota fiscal.

    Para a Prefeitura de Parnaíba, a Clínica Médica São Lucas não era composta apenas por sócios da carreira médica, e, assim, se caracterizava como uma Sociedade Empresária, e, não, uma Sociedade Uniprofissional.

    Na sentença, o juiz Carlos Eugênio Macêdo de Santiago, da 4ª Vara da Comarca de Parnaíba, compreendeu, no seu entendimento, que “ ... os aludidos sócios não exercem a mesma atividade. Tal realidade, por si só, afasta da referida sociedade o benefício do recolhimento do ISS (tributação), na modalidade fixa, e firma como modelo correto a tributação na modalidade variável (faturamento).”

    Já para o desembargador Fernando Carvalho Mendes, relator do recurso de apelação no Tribunal de Justiça do Piauí, deve ser assegurado à clínica o direito à aplicação da tributação diferenciada das sociedades uniprofissionais, ao entendimento de que “ ... no caso, em que pese haver estipulado no contrato profissões diferentes dos sócios, médico e empresária, trata-se de mero agrupamento de profissionais independentes, com responsabilidade pessoal e exclusiva pelo serviço prestado, em um mesmo ambiente de trabalho, o que torna possível a tributação do ISS na forma fixa e anual”.

    O julgamento tem aplicação em diversas sociedades de profissionais, como médicos, advogados, contadores e todos aqueles que, conjuntamente, prestam serviços especializados, com ou sem auxílio de equipamentos, e “consolida um resultado igualmente favorável de outra Clínica Médica de Parnaíba, de Serviço de Atenção Psicosocial, julgado pela 3ª Câmara de Direito Público do TJPI, na Apelação Cível 2011.0001.001039-8”, destacou o advogado Apoena Machado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES