TJ-PI aprova resolução que prevê fim do expediente único

Projeto de Lei será encaminhado à Assembleia Legislativa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sessão administrativa extraordinária, o Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por unanimidade dos presentes, aprovou Resolução dispondo sobre Projeto de Lei para revogar a Lei Estadual nº 6.543/2014, que fixa e limita o horário de expediente dos servidores do Poder Judiciário do Estado.

Antes do início da votação se manifestaram sobre a matéria objeto de apreciação, sucessivamente, o Presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado do Piauí (SINDISJUS-PI), Carlos Eugênio, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), Chico Lucas, respectivamente pela manutenção e revogação da Lei nº 6.543/20.

Na sequência, sob a Presidência do Desembargador Erivan Lopes – que explicitou os motivos da necessidade de revogação da lei nº 6.543/2014 – votaram mais treze membros da Corte, que seguiram a proposta de Presidência e aprovaram a Resolução. Por motivos justificáveis, registrou-se a ausência dos Desembargadores Oton Mário Lustosa, Brandão de Carvalho, Ribamar Oliveira, Paes Landim e Sebastião Martins.

O passo seguinte será o encaminhamento do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa. Caso seja aprovada a respectiva lei, o TJ-PI, com suporte no princípio da autonomia administrativa, poderá fixar horário de expediente diverso do que hoje é adotado.

Após a votação, o Presidente do TJ-PI, Erivan Lopes, recebeu a Imprensa em seu gabinete e fez esclarecimentos sobre a proposta, evidenciando que o único intuito é melhorar o trabalho no Judiciário estadual.

“A aprovação desta Resolução é um passo importantíssimo para o Poder Judiciário porquanto permitirá a revogação de uma lei que impede que o Tribunal de Justiça do Piauí possa funcionar em dois turnos. Dados da STIC (Secretaria de Tecnologia e Informação do TJ-PI) demonstram que, em verdade, das 6 horas de jornada de trabalho a que estão submetidos os servidores do TJ-PI, efetivamente só são produtivas 4h30, o que evidencia considerável perda de produtividade e, portanto, trilha na contramão do que se espera atualmente do Poder Judiciário”, comentou o Presidente Erivan Lopes.

JORNADA DE TRABALHO

Dando continuidade, explicou que a jornada de trabalho dos servidores não se confunde expediente forense. “A jornada de trabalho será respeitada e permanecerão seis horas diárias; contudo, agora, o TJ-PI terá autonomia para fixar o expediente forense em mais de um turno de trabalho”, disse o Presidente.

INÍCIO DOS DOIS TURNOS

“Caso haja a aprovação da Lei revogadora da Lei nº 6.543/2014 pela Assembleia Legislativa e sanção pelo Governador, o jornada de trabalho dos servidores permanecerá de 6h, conforme prevê o Art. 1º do projeto de lei, contudo, o Tribunal de Justiça estará juridicamente apto a adotar as medidas necessárias para ajustar os dois turnos de funcionamento do Judiciário local”, pontuou o presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES