TJ-PI e UESPI inauguram unidade do CEJUSC no campus Clóvis Moura

Finalidade é fornecer à população um serviço de conciliação e mediação, seja na fase processual ou ainda quando não há processo na Justiça.

TJ-PI e UESPI inauguram unidade do CEJUSC no campus Clóvis Moura | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (10), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) inauguraram o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), no campus Clóvis Moura, localizado na região do Grande Dirceu em Teresina.

Quem realizou a abertura da solenidade foi o próprio presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Oliveira. Também estiveram presentes na solenidade o reitor da UESPI, professor doutor Evandro Alberto; a coordenadora da especialização em Mediação de Conflitos e responsável pelas tratativas de criação do CEJUSC, professora Ivoneide Alencar; o Juiz auxiliar da Corregedoria, Raimundo Roland Queiroz; a juíza Lucicleide Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (NUPEMEC) e demais autoridades da UESPI e servidores (as) do TJ-PI.

 TJ-PI e UESPI inauguram unidade do CEJUSC no campus Clóvis Moura

Durante a abertura do evento, o desembargador Oliveira, presidente do TJ-PI, destacou a o grande passo para ambas instituições com a inauguração do CEJUSC na universidade.

“É com muita alegria que criamos essa parceria com a UESPI, campus Clóvis Moura, que irá proporcionar aos estudantes de Direito da instituição a prática jurídica necessária durante o curso, ao tempo que o Tribunal consegue também promover a conciliação nessa região tão populosa da nossa capital, onde temos mais de 400 mil pessoas que poderão ser beneficiadas com a instalação do CEJUSC”, pontuou o desembargador.

O Juiz auxiliar da Corregedoria, Raimundo Roland Queiroz, destaca que “essa parceria com certeza será benéfica para as pessoas que precisam de um sistema de justiça mais célere, então todos sairão ganhando, a comunidade, o TJ-PI e a UESPI”, disse.

 TJ-PI e UESPI inauguram unidade do CEJUSC no campus Clóvis Moura

A coordedanora do NUPEMEC, magistrada Lucicleide Belo, pontuou que a paz que o mundo precisa e que tanto esperamos, é possível com a resolução de conflitos existentes entre as pessoas e, assim, ter uma sede do CEJUSC na universidade proporcionará a paz a muitas pessoas daquela comunidade.

A principal finalidade dos CEJUSCs é fornecer à população um serviço de conciliação e mediação de qualidade, por meio de profissionais capacitados, seja na fase processual ou ainda quando não há processo na Justiça. Além disso, com a chegada do CEJUSC, os discentes do curso de Direito, da Uespi, poderão, a partir do 8° Bloco, desenvolver estágio acadêmico no Centro.

Victor Moreira, aluno do 8º período de Direito da UESPI campus Clóvis Moura, destacou que com a implantação do CEJUSC na universidade, os discentes estarão mais próximos da vida prática do Direito e terão oportunidade de ajudar aquela comunidade.

“Além de treinarmos e praticarmos, estaremos tendo empatia com uma população que é carente desse tipo de serviço. Nos dias atuais, também está cada vez mais difícil encontrarmos estágios, e ter o CEJUSC aqui na UESPI nos proporcionará essa experiência de lidar com público em geral e poder ajudar os seus interesses”, disse o estudante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES