TJ-PI e UFPI terão parceria de enfrentamento à violência contra a mulher

A atuação do Tribunal de Justiça diante do cenário de violência, especialmente contra as mulheres, será importante para ajudar a garantir segurança e prevenção

TJPI e UFPI terão parceria de enfrentamento à violência contra a mulher | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão estudando formas de trabalhar em parceria no enfrentamento da violência contra a mulher. Nesta terça (31), o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida Sousa, e o reitor da UFPI, Gilásio Guedes, reuniram-se para discutir as possibilidades e como a parceria deverá ser concretizada.

O Piauí e todo o Brasil ainda estão chocados com a morte da estudante na UFPI. Mais que lamentar, é momento de buscarmos alternativas de ação, não só para garantir a punição severa a esse tipo de crime, mas de educação de toda a sociedade”, disse o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida.

TJPI e UFPI terão parceria de enfrentamento à violência contra a mulher - Foto: Ascom

De acordo com o presidente, a aprovação das Metas Nacionais para o Poder Judiciário em 2023 consolidou o enfrentamento à violência contra mulheres entre as prioridades da Justiça brasileira. “Já é o sétimo ano consecutivo que os Tribunais se comprometem em priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Só ano passado, o TJ-PI julgou 62 casos de feminicídio no Estado e mais de 6 mil medidas protetivas solicitadas. São dados que chamam atenção para ações concretas de todas as instituições”, ressalta o desembargador Hilo.

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a atuação do Tribunal de Justiça diante do cenário de violência, especialmente contra as mulheres, será importante para ajudar a garantir segurança e prevenção contra esse tipo de violência, inclusive nos campi da Universidade. “A comunidade universitária ainda está em luto e estamos buscando providências e parcerias para dar uma resposta a esse crime absurdo. Amanhã, também vou me reunir com a Secretária Estadual da Mulher e nosso objetivo é enfrentar o problema de frente”, disse o reitor.

Desde 2017, com o estabelecimento da Meta Nacional nº 08, os Tribunais de Justiça têm reafirmado o compromisso em relação às ações judiciais que buscam responsabilização pelos assassinatos de mulheres cometidos em função do gênero, além de outras violências contra a população feminina.

TJPI e UFPI terão parceria de enfrentamento à violência contra a mulher - Foto: Ascom

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.341 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2021, o que equivale a uma mulher morta por ser mulher a cada sete horas. No mesmo período, foram registrados 56.098 estupros de mulheres – uma menina ou mulher foi violentada a cada 10 minutos.

Outras parcerias

O Tribunal de Justiça também deve ser parceiro da UFPI em projetos envolvendo as áreas socioambiental e de esportes. “A Universidade Federal será uma grande parceira. Além de ser uma instituição que possui grande parte do capital intelectual piauiense, é responsável pela formação e educação de milhares de jovens. Além disso, um dos objetivos da nossa gestão frente ao TJ-PI é nos aproximarmos cada vez mais da comunidade, provando que a Justiça é uma grande parceira”, enfatizou o desembargador-presidente.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES