TJPI encaminha 46 egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho

Os egressos têm tido acesso às vagas de trabalho pelo Poder Judiciário Piauiense em cumprimento à Lei Estadual 6.344/2013

TJPI encaminha 46 egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Sistema de Cadastro de Reeducandos e Egressos do Sistema Prisional (Sicare) do Tribunal de Justiça do Piauí apontam que 46 egressos do sistema prisional do Estado foram encaminhados para oportunidades de trabalho, de janeiro de 2021 a julho de 2022.  

Além do encaminhamento para vagas de emprego, houve o direcionamento de 65 egressos do sistema prisional ou familiares para qualificação profissional, bem como a realização de 1.811 atendimentos pelo Escritório Social.

Os atendimentos incluem cadastros, busca ativa e orientações para demandas diversas, como saúde mental, assistência social, educação formal e emissão de documentos, dentre outras.

TJPI encaminha 46 egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho - Foto: Ascom

“A inserção dos egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho é fator fundamental para a sua reintegração social. Para efetivá-la, é necessário não somente capacitar os reeducandos, mas principalmente sensibilizar as empresas e instituições para promoverem o resgate social dessas pessoas”, analisa Christiane Cardoso, assistente social do Núcleo Multidisciplinar da Vara de Execuções Penais de Teresina e do Escritório Social do Tribunal de Justiça do Piauí. 

Os egressos têm tido acesso às vagas de trabalho pelo Poder Judiciário Piauiense em cumprimento à Lei Estadual 6.344/2013.

SOBRE OS DADOS

O Sistema de Cadastro de Reeducandos e Egressos do Sistema Prisional (Sicare) foi desenvolvido em 2014 pela equipe do Núcleo Multidisciplinar da Vara de Execuções Penais da comarca de Teresina e recentemente foi aprimorado para atividades do Escritório Social. 

O Sicare conta atualmente com 500 cadastros ativos de pessoas egressas do sistema prisional que procuram oportunidades de reintegração social. 

“O Sicare tem sido elogiado pela equipe do eixo 3 do Programa Fazendo Justiça/CNJ, por ser uma boa prática na gestão do cadastro, atendimentos e atividades do Escritório Social do Piauí, podendo ser considerado, atualmente, como o programa mais completo em uso nos escritórios sociais. Inclusive, foi manifestada a intenção de nacionalizá-lo, para que venha a ser utilizado como principal sistema nos demais escritórios sociais do país”, destacou Joselson Sousa, psicólogo do Núcleo Multidisciplinar da Vara de Execuções Penais de Teresina e do Escritório Social.

Com o Sicare, é possível o registro de informações sociais, familiares, escolares, laborais, econômicas e de saúde, além de encaminhamentos e evolução das pessoas atendidas, gerando estatísticas e relatórios numéricos para acompanhamento de métricas e de dados que podem ser utilizados no planejamento das ações desenvolvidas pelo Núcleo e Escritório Social. 

O sistema também objetiva entender a trajetória de vida dos egressos, que vivenciaram processos de institucionalização em privação de liberdade, para auxiliá-los no acesso a oportunidades e/ou recursos para melhorar suas condições de vida, a exemplo de trabalho. 

“Para o Programa Fazendo Justiça (PNUD/CNJ) o acesso da pessoa egressa ao mundo do trabalho é muito importante, vez que este é um poderoso auxílio na reconstrução de vínculos sociais após a vivência no cárcere e também representa a possibilidade de sobrevivência para esse público, que muitas vezes se encontra em total desamparo familiar e social. As iniciativas que visam facilitar essa inserção são uma tentativa de evitarmos reincidências criminais, vez que o estigma gerado pela vivência no sistema prisional acaba por vezes retirando oportunidades e colocando as pessoas egressas num contexto de maior vulnerabilidade social”, conclui Mariana Moura, coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES