Tour de prevenção ao câncer de pele estará em Teresina dia 1º

O Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia conta com apoio da La Roche-Posay.

Tour de prevenção ao câncer de pele estará em Teresina. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o apoio da La Roche-Posay, dá início à 4ª edição do Tour de Prevenção ao Câncer da Pele.

No sábado, dia 06 de outubro, ele estará estacionado na Praça do bairro de Dirceu Arcoverde, em frente ao hospital maternidade CIAMCA, onde realizará atendimentos gratuitos à população para análise, diagnóstico e encaminhamento para tratamento do câncer da pele.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), ele é o tumor que mais afeta os brasileiros, representando 25% de todos os tumores malignos no país. Estima-se ainda que sejam diagnosticados mais de 134 mil novos casos neste ano, sendo esperados mais de 1500 óbitos.

Os atendimentos serão realizados de 9h às 15h, quando serão também distribuídos kits de proteção solar da La Roche Posay.

Desde o dia 1º de setembro, um caminhão percorre 15 mil km oferecendo à população esclarecimentos e atendimento gratuito sobre cuidados e prevenção ao câncer da pele ? o mais incidente entre os brasileiros, com expectativa de 110 mil novos casos em 2012, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Para o coordenador da Campanha, Dr. Marcus Maia, mais que oferecer atendimentos à população, o objetivo do caminhão é chamar a atenção das pessoas para o câncer da pele. ?Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental. As pessoas devem ser orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos, diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado, para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir?.

O caminhão volante percorrerá o maior número de cidades desde sua primeira edição. O trajeto inclui outras cidades como Araguaína, Belém, Teresina, Recife, Arapiraca, Brasília, Ribeirão Preto, Campos dos Goytacazes, Juiz de Fora e Rio de Janeiro. ?Este ano teremos muitas visitas no Norte e Nordeste. É importante salientar que as pessoas destas regiões estão naturalmente mais expostas ao sol, tanto em seus momentos de lazer, quanto em muitas atividades profissionais que as deixam expostas?, explica Dr. Marcus.

Para Sophie Velut, Diretora de La Roche-Posay, o Tour de Prevenção é uma importante iniciativa que reafirma o caráter social da marca. ?Por ter suas origens em uma estação termal na França que cuida das doenças da pele, La Roche-Posay é uma marca que se preocupa, acima de tudo, com a saúde e bem estar do indivíduo. Por isso, consideramos tão importante esta parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Precisamos educar e conscientizar a população sobre a melhor forma de se prevenir contra os danos causados pela radiação solar. Para nossa equipe, compartilhar desta missão é motivo de orgulho?.

As diversas equipes serão compostas por médicos da SBD que realizarão diagnósticos, sempre nos finais de semana, das 9 às 15 horas, até o dia 02 de dezembro ? confira agenda completa abaixo. Os especialistas vão examinar a presença de sinais, pintas e manchas e, identificando qualquer suspeita da doença, encaminharão os pacientes para tratamento totalmente gratuito nos serviços credenciados de cada estado.

No ano passado, foram atendidas durante o Tour 3774 pessoas, das quais 2.001 eram mulheres e 1.769 homens. Do total, apenas 35,49% das pessoas disseram se expor ao sol com proteção solar e a maioria, 61,22%, admitiu não usar proteção. Casos de câncer de pele na família foram relatados em 16,77% dos atendimentos. Foram diagnosticadas 329 pessoas com câncer de pele, ou seja, 8,29%. A campanha itinerante ocorreu de 01 de setembro a 27 de novembro em 10 cidades brasileiras. Para 2012 a expectativa é de que o número de atendimentos tenha um aumento de 12%, atingindo quatro mil pessoas.

No dia 24 de novembro, data oficial da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele (CNPCP), o Tour acontece em Juiz de Fora (MG) e diversas ações ocorrem simultaneamente no país. Atendimentos gratuitos à população, com foco no diagnóstico e tratamento do Câncer da Pele, serão realizados em mais de 100 postos, distribuídos por 11 estados brasileiros.

Banco de dados do câncer da pele

Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele de 2011, incluindo o Tour de Prevenção, os números de atendimento de cada estado serão computados e irão integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor.

Em 2011, a CNPCP atendeu a 31697 pessoas, sendo que as mulheres foram maioria, com mais de 19 mil atendimentos (60%). O Estado de São Paulo ficou à frente em número de assistências, com 8.807 consultas. Desse total, 289 pessoas (10,42 %) apresentaram câncer da pele.

?O programa da Campanha está escrito desde 1999, ela existe constantemente, todo ano, com diversas ações. O Tour, em seu quarto ano, é uma delas e é uma ótima ferramenta para esclarecer à população dúvidas sobre as características do câncer da pele, as formas de prevenção, a importância do diagnóstico precoce e do encaminhamento. Procuramos cada vez mais incrementar o programa com essas ações independentes do atendimento do dia da Campanha. Isso agrega e fortalece a ação do programa?, finaliza do Dr. Marcus Maia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES